Na trajetória do rock desde sua criação nos anos 50's, sempre surgiram bandas irreverentes com músicas pra lá de divertidas e engraçadas, Os Mamonas Assassinas foi um ótimo representante brazuca.
Além desses que foram sem dúvida alguma um marco do bom humor do nosso rock, Eduardo Dusek, João Penca e seus Miquinhos Adestrados, Ultraje a Rigor e muitos outros nos divertiram muito.
Também como nas músicas, as capas dos álbuns sempre foram bem exploradas pelo humor, a imagem a esquerda é uma montagem muito legal do inesquecível álbum do Nirvana e abaixo o álbum de comemoração da banda Ultraje a Rigor pelos 18 de estrada.
Desde a jovem guarda o rock nacional teve um espaço definido para o humor, musicas como "Troque seu cachorro por uma criança podre" de Eduardo Dusek além do humor, trazia uma apimentada crítica social. "Rua Augusta, O bom, Splish splash entre outras demonstravam que o caminho seria longo e firme. O Ultraje Rigor ase especializou... "Pelado, Eu gosto de mulher, Nós vamos invadir sua praia, Rebelde sem causa e mais uma infinidade de músicas que marcaram uma época e que no último SWU deixou muito claro que ninguém se esquece de nenhuma dessas letras, cantando com a banda todas músicas do setlist da apresentação.