segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Tudo muito bem planejado.

Primeiramente, mil desculpas. 
Sei que me perdi e larguei de lado minhas crônicas, em pró de uma situação inusitada. Passou. 
Quero relatar as artimanhas e engenhosidade de Alguém muito superior e que teima em me surpreender. Não sei se para me mostrar que Ele tudo pode, quem sabe assim eu para de reclamar ou, para que eu veja que, quando coloquei minha vida em suas mãos e esqueci do mundo, fiz a coisa certa. 
Um certo dia, há muitos anos atrás,fui para São Paulo comprar material para a loja que eu trabalhava. Era pra ser uma coisa rápida e voltar logo para Jacareí. Não aconteceu bem assim. Depois de uma dezenas de lojas visitadas, me atrasei e terminei fazendo tudo num horário muito mais tardio que esperava. Peguei o metrô na Estação República em direção ao terminal rodoviário do Tietê, forma que nunca o fiz e até sábado passado não entendia o porque aconteceu assim. 
Entrei rapidamente e sentei, sem olhar para os lados. Como havia comprado o jornal para leitura durante o retorno a Jacareí, resolvi passar os olhos nele. Abri e comecei a revirar suas páginas. 
Na estação seguinte, pessoas entraram e saíram e eu nem desviei os olhos da leitura, até que uma pessoa incomoda começou a amassar meu jornal com seu corpo. No inicio apenas ajeitei as página em minhas mãos sem levantar os olhos, mas a tal pessoa foi insistente. Fechei e baixei calmamente o jornal e só então fui olhar para o dono daquele incomodo corpo. Congelei. Era a minha mada amiga Mirian que há anos não via. Ele estava num canto do vagão lendo um livro e mais perspicaz que eu, levantou os olhos da leitura olhando o movimento do entrar e sair de pessoas, então me identificou. Após um longo, apertado e saudoso abraço, descemos na estação seguinte. Ela me confessou que pegara o metrô no sentido errado e não sabia o porque, já que fazia essa rotina diariamente. Agora pegando no sentido correto fomos até sua casa para conversarmos e matar a saudade. Percebi então que meu atraso e o erro do sentido no metrô que ela pegara, estava aliado ao mais uma "coincidência". Ela estava ali naquele horário, porque saíra de férias e estava preparando uma viagem para fora do país. Quer dizer que se não estivesse de férias, naquele horário estaria no escritório trabalhando. 
Na época, burrinho que sou, achei tudo uma tremenda coincidência e ponto. de lá pra cá, nos vimos várias vezes e não deixamos mais a distância nos separar. Acabou essa história. Agora vamos a outra que aconteceu nesse fim de semana. Assim meio que do nada, Jackie sentiu tantas saudades da minha Tia Odete, que propôs irmos ve-la em Santo André. Adorei a ideia e chamei mamãe para ir conosco ver sua irmã. Tudo planejado, organizado, revisamos o carro para irmos mais tranquilos e aguardamos a chegada do sábado. Na noite da quinta-feira que antecedia nossa viagem, Mano Véio me ligou para informar que no sábado aconteceria uma missa com o grupo jovem CJU, agora Grupo de velhinhos, que participamos há mais de 30 anos atrás. Confesso que não me interessei. Primeiro porque tinha combinado um churrasco na casa de minha doce prima Sueli, também no sábado, então não daria tempo. Depois, também porque a "minha turma" daquela época, nunca participava. Os demais colega eu ainda mantinha algum contato, apesar de adorar abraçá-los não me animei. Ai Ele mexe os pauzinhos... Mano Véio voltou a me ligar no dia seguinte, na sexta-feita, quando eu já me preparava para dormir, afinal teria que acordar cedo pra viagem, e me passou o horário da missa. Como disse, já tinha combinado outro compromisso naquele horário e não queria faltar, então simplesmente disse: "Se der passo lá". No sábado acordei com uma estranha vontade de ir naquela missa e ver o pessoal. Isso ficou martelando em minha cabeça, então combinei de deixar mamãe na casa da Tia, dar uma passada rápida na missa, cumprimentar o pessoal, voltar rapinho para pegar as velhinhas e ir para o churrasco da prima. Como sou bobinho, Ele já tinha tudo preparado. 
Pra começar fiquei espantado de como chegamos rápido em Santo André, depois chegando na casa da Tia, ela me incentivou por demais a ir na missa, então fomos. Ai, tudo se deu. Quando entrei na igreja, vi os amigos que esperava ver e nos abraçamos muito matando as saudades, mas nada de tão excepcional. Então apareceu um que não tinha noticias há mais de 30 anos, foi difícil conter o aceleramento do coração. 
Recuperando desse baque, veio outro e outro, minha amada amiga Mirian, mais um amigo outro... A essa altura as lágrimas já não fugia pelos olhos, saltavam numa sequência sem fim. Então veio o desfecho dessa armadilha preparada em detalhes. Uma amada amiga, Ângela, que jamais pensei em ver novamente depois desses 30 anos de distância e silêncio, estava ali me olhando e sorrindo. Não posso dizer que corri, mas acho que até tentei, indo ao seu encontro. Quantas saudades. Ao seu lado outra e outra. Naquela altura meu problema não eram mais minhas fracas pernas e sim meu velho coração. Fatima, Cida, todas ali... Depois de abraça-las muito e matar saudades, achei que havia sobrevivido a tudo e voltava ao meu lugar. 
Já estava atrasando o inicio da missa. Tome mais emoções, Tia Vilma, agora Irmã Vilma, outra grande e amada amiga, que imaginava nunca mais ter a oportunidade de ver, já que era missionária na Africa, surgiu na minha frente. Bambiei mais uma vez, firmei e soltei-me de seus braços e dei de cara com outra, Zilda. Tive que pedir um basta. Estava em frangalhos. Voltei para o lado de Jackie todo decomposto e frágil. 
Assim que enxuguei as lágrimas e me recompus, respirei fundo e levantei meus olhos... Dei de cara com Ele sorrindo pra mim. Acreditem, Jesus me sorria. 
Toma Freitas! Homem de pouca fé.

GANHE DINHEIRO EXTRA!

2 comentários:

  1. Nunca desacredite dos designios de Deus, o que Ele quer a gente não muda, não adianta ir para longe, nossos caminhos sempre estarão conectados!!! Te amo te amo te amo!!! Jack desculpa, mas não tem jeito .... esse carinho vem de outas vidas e será eterno!!! Amei o post e a pessoa que mais ficou feliz fui eu. Meu tõ desejado livro veio multipicado e seu conto foi algo surpreendente, gostei tanto que já acho que ele é meu e não seu.... Desejo muito vê-lo em forma de quadrinhos um dia, sei lá é spo um desejo..... Não existe distância para almas.... Estaremos sempre juntos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas difícil do que escrever, juntar palavras e passar sentimentos, é fazê-lo chorando. Culpa sua.
    Como sempre, desde uma vida que nem era minha e que tomei de assalto, você me faz feliz, me emociona e ampara. Te amo eternamente minha querida amiga e irmã. Obrigado Deus por mais esse presente... Feliz Natal!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...