sábado, 1 de outubro de 2011

LER - Lesões por Esforços Repetitivos


Se tem algo que adoro é: ler e escrever, porém os dois prazeres não são realizados adequadamente, podem trazer consequências problemáticas.
As vezes no anseio de terminar uma história interessante podemos cometer alguns exageros, como ler sem a correta iluminação ou ambiente adequado e isso pode prejudicar nossa visão, todo cuidado é pouco.
Agora quando o assunto é escrever… Bem, ai complica mais um pouco.
Trabalho diariamente por cerca de 8 horas diante de um computador na empresa, digitando e analisando números, entre pausas para o café, almoço ou reuniões, sigo um ritmo tranquilo. O ganho de minha produtividade permite esses espaços nas atividades, o problema é que chego em casa e lá vou novamente ao teclado e tela.
Se não dosar a coisa desanda, então faço revezamento com outras atividades e sempre pela manhã procuro fazer laboral na empresa, assim vou me cuidado.
Se você digita diariamente e nas folgas continua digitando cuidado. No início, os sintomas são apenas fadiga e dores localizadas, que as pomadinhas da vida e um descanso da atividade resolvem, mas se essas condições continuarem e se tornarem crônicas, podem implicar em perda parcial ou total dos movimentos.
Por mais que gostemos de escrever neste teclado macio e termos ideias mil para publicar, há que se considerar algumas pausas.
Um alongamento no início do dia, um pouco de exercícios com as mãos ajudam bem. Algumas pausas também auxiliam muito a cada hora no computador de um tempo e vá ao pipihouse ou tomar uma água, apenas não permita ficar em uma ação repetitiva por muito tempo.
Sou meio suspeito pra comentar, pois adoro meu teclado e meus dedos deslizando por ele dá um prazer muito bom, se de repente sinto um desconforto, paro e dou um tempo, mas sei que não basta apenas isso.

Só pra ter ideia do que estou falando, nos Estados Unidos um estudo mostrou que há 220 mil novos casos por ano e isso desde 1992.
Essas lesões inflamam os músculos, tendões e nervos.  Tenossinotive, Tendinite, Epicondelite, Bursite, Miosites, Síndrome do Túnel do Carpo, Síndrome Cervicobraquial, Síndrome do Desfiladeiro Torácico e Síndrome do Ombro Doloroso, … Ufa! Para prevenir a todas essas lesões, e olhe que essas são as mais comuns, comece mudando sua organização do trabalho.
Não somos máquinas e não encontramos peças reposição nas esquinas da cidade, a preocupação é o crescente uso por grandes períodos.
Economize um pouco as digitais.
Cuide-se.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...