segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quando estiver com medo: Confesse-o


Li há algum tempo atrás, um livro que em certo capítulo tratava exatamente sobre isso: O medo de falar.

O medo de falar em público é muito comum, mas o medo de falar com algum tipo de pessoa, tipo, um chefe, alguém superior, seja no trabalho ou na formação é muito mais comum do que imaginamos.
Ouvi uma vez esse conselho que trás o título e meditei muito sobre isso. Então percebi que era o motivo de muitas oportunidades que perdi. 
As circunstâncias sempre nos colocam numa condição de exposição, seja no estudo quando passamos por uma entrevista em busca de bolsa, ou mesmo numa oportunidade de emprego. Seja numa seleção ou na hora de falar com o temível chefe.
A apresentação diante de uma pequena plateia já nos faz suar muito. Passei por isso e não tive a coragem de denunciar meu nervoso, mas é claro que era notório diante de minha tremedeira e isso aconteceu mais algumas vezes, até ler esse livro.
Depois de ler e refletir, resolvi colocar a prova. Fui visitar um cliente que realmente me deixava muito nervoso, diante de sua importância. 
Enquanto esperava na sala de sua secretária já suava e sentia o nervosismo me sufocar. Já havia tentado falar com ele por diversas vezes e havia desistido, mas a coisa complicou mais ainda quando fui anunciado e ouvi uma voz vinda da sala autorizando minha entrada. Aí já era! As minhas pernas não queriam colaborar. Mas enfim entrei na sala.
Lembrei-me do livro e ainda meio tremulo, cumprimentei a pessoa e fui logo dizendo: "me desculpe, mas estou muito nervoso de falar com alguém tão importante como você...". Ele, muito que surpreso, abriu um sorriso levantou-se e estendeu-me a mão.
Ai aconteceu a magia. Foi ele quem direcionou a conversa a partir desse momento e com muita atenção a suas perguntas, fui me soltando e me sentindo mais seguro ao respondê-las. Não vendi meu produto naquele dia, mas aprendi duas lições importantes e que realmente funcionaram.
As pessoas sentem-se bem, quando não tentamos ser algo que não transparece mesmo. E também se sentem gratificadas pela importância que damos a ela.
Usei essa sinceridade em outras oportunidades e me sai muito bem em todas elas. Mais seguro e confiante.
Se estiver diante de uma situação assim que te fragilize por medo, confesse-o e se sentirá muito mais seguro.
Funciona mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...