quarta-feira, 22 de novembro de 2017

E o Leão se engasgou com o Sapo

Pelo título, não espere mais um conto de animais ou bichos, este é sobre mais uma partida do Sapão da Vila.
Aliás, tenho que começar da forma certa.
Às 8:30 de uma linda manhã de domingo, enquanto ainda espantava a preguiça, fui surpreendido por uma invasão a Vila São João (chamada também de Vila Garcia). Era uma bagunça e barulho, como ainda não tinha visto ainda aqui na Vila. Imaginei, hoje tem jogo do Sapão. Acertei em partes, realmente teríamos jogo aqui no Beira Brejo. Para quem não entendeu, é como chamo o campo do todo poderoso Sapão.
Eram muitos carros e acredito que até ônibus, o barulho foi absurdo. Buzinaço, gritaria, fogos, batuques, chavões e cantigas gritados a todo pulmão. Era o Leão do Parque Meia Lua, invadindo a Vila. Era dia de final.
Sempre fiquei impressionado com a animação do Sapão, nunca tinha visto nada igual nos bairros que morei, nem mesmo no saudoso time do Humaitá, da minha terra natal. O que o Leão estava fazendo na Vila, superou tudo o que eu já tinha visto com o Sapão e que me deixara com uma simpatia enorme pelo time do Sapão da Vila. Era uma manifestação incrível.
Eles pareciam que eram a torcida local, tanto pela presença numerosa, como pela animação fantástica. Tive que sair para ver isso de perto.
Como não podia ser diferente, meu corajoso amigo canino, o Twoo, a essa altura já estava escondido debaixo da minha cama, com medo dos fogos.
Das 8:30 até as 10 horas, este último o horário do início da partida, foi uma festança enorme e então começou o jogo. A barulhenta e festiva torcida do Sapão, parecia ter ficado em casa. Não se ouvia uma manifestação a favor do time da Vila. Já sabedor da rivalidade entres as equipes e da fragilidade da segurança nos jogos dessas equipes, e como moro praticamente colado ao Beira Brejo, achei melhor ficar em casa e apreciar o jogo mais tranquilo, apenas escutando seu andamento.
O Leão veio para arrebentar mesmo, só dou eles no primeiro tempo. O placar nem deu para imaginar, eles não paravam um minuto de vibrar, mas pela alegria e a cantoria saíram na frente. Quase no mesmo momento se encontraram em frente ao meu portão dois rapazes e um perguntou ao outro, 
"Quanto está o jogo?". A resposta veio me confirmar, 1 x 0 pro Leão.
O segundo tempo começou com a cantoria "Ole, ole, ole, olá viemos aqui para golear", parecia que o calado Sapão, não teria a vida fácil nesse domingo e a essa altura, eu já pensava em ir para debaixo da cama com o Twoo. Estava angustiado de ouvir a torcida do Leão, calando a do time da Vila. Que nervoso.
Acho que o técnico do Sapão deve ter dado um esfrega no time, pois logo escutei o que seria o gol de empate. Com uma comemoração um tanto tímida e poucos fogos, o Sapão entrou na disputa novamente e o que parecia uma pressão sem fim do Leão, de repente mudou e pela primeira vez ouvi, ainda que fraco, a torcida gritar chegou o "Todo poderoso Sapão".
Desse momento em diante só deu Sapão, viraram o jogo e fizeram mais um. Toda aquela tremenda e diria até, insuportável alegria do Leão, deu lugar a um silêncio maior ainda.
Acabou o jogo e novamente deu Sapão.
Muito bonito de se ver (melhor seria dizer ouvir, afinal a essa altura eu já estava de boa relaxado na cadeira no meu quintal) a comemoração e a entrega do caneco ao Sapão da Vila.
Quanto ao Leão...  Miau pra eles...


"Ô, ô, ô, ô, TODO PODEROSO SAPO, Ô, ô, ô, ô, TODO PODEROSO SAPO... "

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...