sábado, 20 de agosto de 2011

2011 - Ano Internacional das Florestas

Trabalho em uma empresa colhedora de madeira, planta eucaliptos e colhe madeira, definição do presidente da empresa. Este ano de 2011 é especial para nós, pois foi declarado como o Ano Internacional das Florestas pela ONU (Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas). 
 Desde o final dos anos 50, a ONU elege um tema anualmente e solta um selo. Com essa ideia ela, espera incentivar ações da sociedade, junto ás empresas e governos, assim soltaram neste ano um selo de iniciativa (em destaque), que aparece em algumas publicações voltadas á área.
 A divulgação do Ano Internacional das Florestas está em andamento, mais ainda é muito tímida diante da importância do tema. Os governos principalmente deveriam estar estimulando, incentivando, através da educação nas escolas, base de toda consciência futura, mas, mal vemos algo na mídia, em especial a de maior impacto, a televisão.
 Temos a maior floresta do mundo, a Floresta Amazônica, que não é só nossa, além de dividi-la com oito países sul-americanos, temos vários países explorando essa riqueza, muitos deles ilegalmente, já denunciados há alguns anos. 
Essa declaração da ONU busca despertar o olhar do mundo para a riqueza e importância que as florestas são para nosso futuro. Futuro este, comprometido com o desrespeito ao meio ambiente e colocando em risco a sustentabilidade econômica e social.


Sempre é noticiado pela mídia o volume do desmatamento de nossa maior riqueza, sempre comparado a campos de futebol, mas entra governo e sai governo, a promessa de controle é feita, mas o desmatamento continua crescendo. E não são apenas as florestas, como também as vegetações no país, como a Mata Atlântica, os pampas e o cerrado, estes também sofrem ações irresponsáveis comprometendo o futuro da floresta.
 È necessário atitudes sérias, comprometimentos sérios, não podemos permitir passar mais um ano sem um avanço direto e firme em relação a destruição e exploração desgovernada das nossas florestas. O que deixaremos aos nossos filhos, desertos e mascaras de oxigênio? Essa responsabilidade também é nossa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...