quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Acessibilidade...

Neste mês de agosto temos mais uma data a lembrar, o Dia Nacional de luta, um atento à Pessoa com Deficiência.
Estamos às portas da copa do mundo de 2014 e na sequência as olimpíadas de 2016, ainda assim andamos pra trás nas coisas mais básicas da cidadania. Gastam-se milhões para termos esses eventos, para podermos recepcionar pessoas dos quatro cantos do mundo, mas não conseguimos fazer sequer recepcionar o próprio brasileiro em ambientes muito simples como um cinema.
Recentemente um casal teve uma indenização decretada em R$ 6 mil, por um cinema em que eles tentaram assistir um filme e o cinema não tinha acessibilidade adequada para cadeirantes.
Há lei sobre o tema, que prevê que a construção, ampliação ou reformas de edifícios públicos ou privados com destino ao uso coletivo sejam acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida, mas parece que não acontece na prática.
Qual será a parte que não entendem? E as autoridades que fiscalizam essas obras estão fazendo o que? Além das vistas grossas, há também o problema da cultura do povo brasileiro.
Outro dia fui a um cinema e precisei ir ao banheiro, como sou deficiente físico fui ao banheiro masculino destinado ás pessoas com deficiência, estava trancado, não tive duvida fui o banheiro “normal”, este estava lotado, voltei ao primeiro banheiro e pra minha surpresa saiu de lá, do banheiro masculino, destinado à minha condição, uma mulher com o uniforme de umas das lojas do shopping onde ficava o cinema. 
Pois é, não bastará os milhões em obras para os eventos, se quisermos causar uma boa impressão ao mundo e recepcioná-los dignamente, tem que gastar e muito também com a cultura e educação de nosso povo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...