Ele se envolvia nas circunstâncias mais absurdas e perigosas e, com apenas o que tinha à mão, conseguia escapar. Não, não é Bond James Bond. É Stacey Macgyver, ou Angus Mac Macgyver ou simplesmente Macgyver, como ficou conhecido aqui no Brasil no final dos anos 80 e início dos anos 90.
Sempre ficava acordado até mais tarde, só para ver de qual enrascada ele iria escapar e qual seria a incrível maneira, mesmo que me custasse um dia seguinte cheio de sono.
Foram quase 200 episódios que nos encantaram nessa época, com aventuras fantásticas. Com apenas um canivete suíço, sua fita adesiva e muita criatividade, ele conseguia escapar de armadilhas sem saída, muitas delas armadas pelo seu arqui-inimigo, Murdoc.
Era do tipo que desarmava uma bomba atômica com um clips e conseguia conter um vazamento de ácido sulfúrico com apenas uma barra de chocolate.
Macgyver era um agente da Fundação Fênix, pau pra toda obra, sob as ordens de seu chefe Peter Thorton.
Ele recusava-se a usar quaisquer tipo de arma. Utilizava apenas engenhocas e conhecimento científico, como usar vinho pra recarregar uma bateria ou fazer uma pequena bomba com uma goma de mascar.
Assim era a atribulada vida de Macgyver, interpretado por Richard Dean Anderson. A série tinha o nome de “Profissão: Perigo”, porém era conhecida pelo nome do herói.
Ficou no ar, na Rede Globo, por seis anos e teve dois longa-metragens produzidos para TV, com sucesso.
Ainda hoje ele é lembrado, quando se vê alguém fazer alguma “Adaptação Técnica”, “Jeitinho Brasileiro” ou no popular a famosa “Gambiarra”.
Atualmente também é possível assistir aos episódios da série na TCM e em outras emissoras. Vale a pena ver este, mesmo que seja pra matar saudades dos velhos tempos.
Eu adorava !!! Michel Pioker
ResponderExcluir