domingo, 24 de julho de 2011

Livro de Papel Feito de Plástico (12)


Se você é daquelas pessoas que não se preocupam com o lixo que produz e não está nem ai com o mundo que deixará aos seus filhos, veja a importância que a reciclagem tem e quem sabe mude de opinião.
Muito tem se feito com materiais reciclados e o plástico, que é um material derivado do petróleo, é uns do que mais prejudica o solo, pelo longo tempo que leva a deteriorar-se e é também o material que mais se encontra jogado em todos os cantos do Brasil. De 5 a 10% de nosso lixo é plástico e é assim não por aqui, mas em todo o mundo. Hoje já reciclamos no Brasil 98% das latinhas de alumínio, há uma grande procura por elas, devido o bom valor que pagam o quilo, já o plástico não, a cada dia ele é mais incomodo e ninguém sabe ao certo o quanto ele impacta no nosso meio ambiente, apenas que pode levar até 200 anos para desaparecer. Seu valor no mercado dos reciclados é baixíssimo por isso não atrai.
Iniciativas aparecem e são muito interessantes.  Aqui já são produzidas toneladas de papel feito com plástico, isso mesmo feito com plástico reciclado e eles resultaram em milhares de livros. A Universidade de São Carlos desenvolveu um papel sintético que utiliza cerca 850 quilos de plásticos reciclados, para produzir uma tonelada deste papel sintético.
O papel sintético, mais econômico e resistente que os atuais, são criados a partir de: embalagens, sacolas e rótulos reciclados, resultando num produto de alta qualidade visual e somos os primeiros no mundo com essa tecnologia.
Nós brasileiros somos criativos e inovadores, tanto quanto qualquer país do primeiro mundo, então imagine… Se ao invés de gastarmos milhões com eventos, Eco isso, Eco aquilo que não trará nenhum benefício ao nosso povo, além da provável decepção, e investíssemos em projetos como desta Universidade, até aonde poderíamos chegar? Os governos poderiam investir muito mais em projetos como esse, do que em campanhas promocionais pra dizer que estão fazendo o que eles não fazem, que seja, cuidar de nosso planeta.
Há muitas alternativas, basta que cobremos uma posição clara deles sobre esse e outros temas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...