Quando se é feita a pergunta, quem era o vice? A maioria das pessoas não se lembra, afinal era apenas o vice.
Não no caso de Itamar Franco, o vice que assumiu o país em 1992, diante de um momento histórico e amargo de nossa nação. O baiano com trejeitos do bom mineiro, logo de início se colocou a prova com o plebiscito sobre a forma de governo no país, onde a República Presidencialista se manteve. Mas foi a criação do Plano Real durante seu governo interino que marcaria firmemente sua trajetória.
Voltaria a frente de um governo em 1998, como governador de Minas Gerais. No seu governo apareceria seu forte caráter, quando decretou moratória do estado de Minas Gerais alegando um tratamento diferenciado a outros estados, e foi em seu governo que a divida foi equacionada e começou a ser paga.
O governador Itamar Franco insurgiu-se contra a privatização a privatização de Furnas, chamou o povo que se fosse impedido a privatização de mais patrimônio nosso, Foi prefeito, governador, vice presidente, presidente, embaixador e senador, sempre visto pelos amigos e opositores como nacionalista e honesto,
Em maio deste ano se licenciou do senado para tratamento de uma doença e não mais retornou a vida pública.
O Brasil não perdeu apenas o presidente que nos permitiu ter a estabilização econômica e eleger Fernando Henrique, o homem que ao lado do sociólogo Betinho iniciou o combate a miséria ou ainda o governador aprovado com mais de 80% pelos mineiros sem um traço de corrupção; O Brasil perdeu Itamar Franco um brasileiro, 81 anos, legítimo, que amava seu país.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...