terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Eu, sedentário?

Não acredito que eu seja um sedentário, apesar de alguns acharem assim.
Passo cerca de oito horas na frente de um computador, e levanto-me pelo menos umas trinta e tantas vezes pra tomar café, água, almoçar, auxiliar os colegas, atender ligação particular e enfim ir ao banheiro. Não fico "exatamente" sentado o tempo todo, e com um calor desses, qualquer movimento representa suor e queima de algumas calorias. Está certo, "isso não é fazer exercícios", como afirma o professor de laboral que nos visita diariamente no escritório. Mas...
Revendo minha rotina diária, percebo que me movimento muito, está certo que não são movimentos contínuos como em uma ginástica laboral, mas realmente acontecem.
A prevenção de males não está ligada diretamente e nem exige necessariamente pratica de alguma atividade esportiva e nem me obriga a estar numa academia diariamente. Penso que se estiver ativo, dentro de minha rotina diária, onde acumulo bons minutos de atividade física, já estou fora deste dito sedentarismo.
Os estudiosos, sempre eles, afirmam que o sedentarismo é responsável por até 54% do número de mortes por infarto. Acredito.
Hoje nem fazemos força pra abrir o vidro do carro, antes no meu antigo fusquinha era um exercício e tanto ao abrir um vidro, hoje aperto um botão e pronto. Perdi a chance de perder umas 60 calorias. O mesmo acontece com a TV, mais um botão e tchan... Lá se foi outra oportunidade de perder mais 57 calorias e por ai vai.
Acho que com as atividades que tenho todos os dias ou a cada dois ou três dias equivale a uns bons exercícios e devo perder muitas calorias. Não busco emagrecer ou ganhar massa muscular, apenas me manter confortável com meu corpo e disposição.
Busquei uma tabela que correspondesse as minhas atividades diárias com perdas de calorias. Primeiro encontrei que se tiver uma perda de cerca de 2000 calorias por semana estarei enquadrado como indivíduo ativo, então comparei... Interessante isso.
- Varrer o chão perde 99 calorias, mas meu quintal é grande pacas... Devo perder bem mais de 100.
- Fazer comprar, mais 180, com uma mulher então deverei perder o dobro. Minhas filhotas me mostraram isso nas compras de Natal, devo ter perdido as 2000 numa única tarde.
- Pequenas caminhadas, 150, até o ponto de onibus ida e volta pra trabalhar devo gastar isso.
- Limpeza geral leve na casa, 75, bem... Ultimamente faço de tudo na minha, preço de morar sozinho.
- Dormir 27, opa! Multiplicado por 7 dias, mais 189 calorias a menos neste corpinho.
- Dar banho no cachorro, 150, no meu caso, só pra pegar o Bethoven para o banho gasto essas 150 correndo atrás, pra segura-lo durante o banho mais 150, secá-lo e a mim também depois, colocamos mais 150.
- Toda a movimentação no trabalho já comentada, dá pra estimar muito mais calorias...
- Atividades sexual, 39, aqui esses estudiosos pisaram na bola, não pode ser só isso... Recuso-me em acreditar... Caracas... Tanto suor e ... Bem melhor deixar pra lá.
Mas enfim...
Sou um indivíduo ativo, nada sedentário.
Academia?
Só pelas conversas com os amigos... Tô em forma.



Ganhe Dinheiro Torcendo pelo Seu Time

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...