sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fugindo de casa

Era perto das 14h00. Eu já não aguentava mais.
Fui até o meu quarto e peguei minha latinha de leite, ali estava tudo o que eu tinha: R$1,50 em moedas e 15 bolinhas de gude. Coloquei tudo em meu bolso, peguei um agasalho e saí de casa. Pra nunca mais voltar.
Não vou falar o porquê disso, acho que não tem mais importância, apenas que eu precisava fazê-lo.
Antes de sair parei perto do portão e acariciei Zero que abanava seu rabinho todo feliz, também não o veria nunca mais.
Eu ganhei Zero, meu cachorrinho vira lata, quando fiz 7 anos. Ele me foi dado pelo meu tio Antônio.
Era todo pretinho com o focinho e as quatro patas brancas. Meu tio disse que quando Zero nasceu olhou pra ele e disse que seria meu. Acho que Zero também sabia disso, pois logo que titio chegou ele saltou de seu colo e correu para mim.
Terminei adotando o nome que meu pai o chamava quando ficava bravo com ele. Ele dizia:
- Esse cachorro não vale nada. É zero de higiene, suja toda a casa, zero em comportamento, come todo chinelo que encontra e ainda não consegue ficar um minuto sem latir. Nem pra cuidar da casa serve. Não vale a ração que come. É Zero.
Assim ficou.
Bem, deixei-o para trás. Fechei o portão e acho que foi pela primeira vez. Minha mãe sempre gritava pra eu fechar o portão quando saia a rua. Mas como sempre era tarde, eu já estava longe demais pra voltar. Para dizer a verdade eu até ouvia, mas nunca voltava pra fechar.
Estava muito bravo e decepcionado com papai e mamãe, exigiam demais de mim e nada do meu irmão mais novo, o Luizinho. Tudo era pra ele, até meus brinquedos prediletos tive que deixar pra ele e olhem só... Ele quebrou tudo.
Sempre fui deixando de lado, mas dessa vez foi demais e não quero falar disso.
Lá estava eu andando pelas ruas do bairro, decidido a sumir pelo mundo. Passei pelo bar do Tomé, o açougue do Lucas e vi os meninos indo para o campinho jogar contra a rua de cima. Corri atrás deles.
Eu podia estar fugindo de casa, mas nunca deixaria uma disputa dessas pra trás. Sabia que o time teria dificuldades sem mim. Deixei minhas bolinhas de gude ao pé da trave aos cuidados do frangão nosso goleiro. Mas não pensem que ele era chamado assim por tomar muitos gols. Ele era muito bom no gol, mas era chamado assim porque era branquelo e tinha um pescoço cumprido, como daqueles frangos dependurados na geladeira do açougue do Lucas.
Eu era o homem do meio campo, desarmava nossos adversários e armava nossas jogadas. Às vezes até fazia um gol. Antigamente eu jogava na zaga, os colegas me chamavam de bodinho. Diziam que é porque eu abaixava a cabeça e partia pra cima do inimigo. Ou era a bola ou ele, um dos dois eu acertava.
Mas depois de fazer alguns pênaltis, fui escalado no meio campo. Nunca mais sai dali, descobri o meu lugar.
O jogo foi duro. Ganhamos apertado, mas foi emocionante. Eles marcavam e nós empatávamos. Quase no final do jogo, viramos o placar e vencemos. Foi uma comemoração muito bonita. Todos se abraçavam alegres e também gozavam dos fracotes da rua de cima.
Já estava saindo do campo indo em direção de casa, quando frangão me chamou pra entregar as minhas bolinhas de gude. Então me lembrei do que eu estava fazendo antes do jogo e mudei de direção.
Já estava a uma boa distância do campo quando Galo Seco me chamou aos berros. Galo Seco era irmão do Frangão e tinha esse apelido por ter sido pego com a boca na botija, atirando pedra de bodoque, no galo do seu Gervásio. Dizem que o velho do Gervásio o agarrou pelo calção e ele saiu correndo fazendo poeira, mas sem sair do lugar. Parecia estar naquela máquina estranha que o povo da cidade compra pra correr em cima. Coisa besta.
Voltei correndo até ele que me chamou pra irmos ganhar umas bolinhas de gude dos bobos da rua de cima.
Como já tínhamos dado uma surra no campinho, podíamos fazer barba e cabelo e ganhar tudo.
Bem como já contei, meu fraco era aquelas bolinhas. Não pensei duas vezes. Poderia fugir depois e com certeza com muito mais bolinhas no bolso. Lá fomos nós ganhar deles de novo.
Da nossa rua era Eu, Galo Seco e Guto. Contra nós, da rua de cima, dois magrelinhos e um dentuço que eles chamavam de “Martelo”.
Nunca tinha visto esse tal de Martelo por aqui, mas jogamos mesmo assim.
Depois de certo tempo, lá foram os chorões embora sem nenhuma bolinha. Nós os limpamos, saíram sem nada. Esses moleques da rua de cima são uns perdedores.
Dividimos as bolinhas e voltamos para o campo. Os outros meninos precisavam saber de nossa conquista.
Quando chegamos lá, ainda tinha muitos moleques soltando pipas e jogando bola. Contamos pra eles nossa vitória e mostramos as bolinhas ganhas e ficamos por ali, vendo as disputas de pipas.
De repente apareceu no céu, uma pipa vermelha e branca muito linda, atrás da pipa de Jacson. Todos correram e ficaram ao seu lado torcendo por ele e prontos para correr atrás daquela que fosse cortada.
Ali todo mundo era entendido em pipas e enchiam Jacson de orientações e palpites.
- Solta linha! Vai pra cima! Agora, agora... Não deixe ele ficar por cima. Pra direita! Pra esquerda! Cuidado com a rabiola dele...
E não é que Jacson conseguiu cortar.
Foi uma correria tremenda. Todos os moleques saíram correndo olhando para o céu, acompanhando a queda da pipa vermelha e branca.
Pela força do vento cairia bem longe dali e como eu era o mais veloz de todos, sai na frente.
Via pipa plainando e percebi que cairia na casa do seu Jeremias. Não tive dúvidas pulei a cerca de seu pomar e com um salto certeiro agarrei a linha da pipa que já estava quase no chão. É minha!
Enrolei a linha rapidamente na mão até que a pipa veio em minha direção e a peguei.
Todo feliz, sai orgulhoso e rapidamente do pomar do seu Jeremias com meu troféu as mãos. Os moleques me cercaram para vê-la. Realmente era uma pipa muito bonita e agora era minha.
Estávamos voltando para o campinho quando a mãe de Galo Seco e Frangão, berrou, chamando-os para entrar, tomar banho e jantar. Realmente já estava terminando a tarde. O dia passara rápido demais.  
Todos os moleques começaram a ir em direção de suas casas e eu também. O dia foi lucrativo demais, ganhamos no futebol e limpamos as bolinhas dos caras da rua de cima e eu ainda peguei aquela bela pipa.
Já estava entrando pelo portão, quando mamãe apareceu e disse pra eu ir me lavar que teríamos costelinha para o jantar. Minha comida favorita, eu adorava.
Entrei correndo e fui para o banheiro. Quando tirava minhas bolinhas dos bolsos caíram minhas moedas e então me lembrei do porque estar com elas. Eu tinha que ir embora dali.
Mas eu estava muito cansado e teria costelinha para o jantar.
Então pensei... Ah! Outro dia eu fujo.
Só para saberem, já tenho 22 anos e nunca largarei de mamãe, papai e nem do Luizinho.

Muito menos, das costelinhas que mamãe faz.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...