segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fazer hoje pra não chorar amanhã.


Há muito tempo alertas vem sendo dado sobre os riscos que criamos hoje e que na época de chuvas resultam em tragédias, mas o que é feito para evitar? Recentemente li uma matéria de Germano Woehl Junior, sobre a destruição da mata ciliar do rio Itajaí em Santa Catarina e imediatamente me veio ás imagens do inicio do ano, inundações, enchentes e as tragédias que muitas famílias viveram. O que foi feito efetivamente para termos um 2012 mais seguro em relação ás chuvas de verão? Em seu artigo ele comenta as imagens da década de 50, evidenciando as enchentes em Blumenau desde aquela época, mas há registros de mais de 70 inundações nessa linda cidade desde sua fundação em 1852.
As décadas passam, os anos voam e os governos continuam numa boa, Não coíbem os desmatamentos, as invasões em área de riscos e depois saem querendo mostrar o lado humanitário aparecendo diante das câmeras televisivas mostrando sua solidariedade aos que foram lesados de seus bens e entes queridos.
Sempre ficamos impressionados com a força da natureza causando deslizamentos, arrastando tudo o que tem pela frente com a força de um tsunami, um furacão ou um terremoto de grandes dimensões.
Não sobra nada que estiver em seu caminho. Os desmatamentos não param, avançam e com a mesma força a natureza responde. Sem as matas para fazer o seu papel de reter a água da chuva e os cuidados com moradias em encostas, em áreas de risco, a cada dia aumenta mais as chances de grandes tragédias Sem a tomada de medidas extremas hoje, amanhã teremos que chorar as tragédias.
Pena que os maiores sofredores disso tudo, se esqueçam em outubro o por que ocorreu tanta dor no inicio do ano e façam permanecer ou voltar, administradores incompetentes que não tomaram ações necessárias em tempo hábil. No próximo ano teremos novas eleições, torçamos para que não haja novas tragédias.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...