quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

James Dean, a Lenda.


Com o passar dos anos vamos ficando esquecidos ou melhor esquecemos o que já vivemos ou ainda deixamos guardado muito fundo em algum lugar que não lembramos que existiu ou aconteceu, a “fila anda” como diz meus filhos.
Mas  há algumas referências difíceis de serem esquecidas e não é necessário um dia específico para relembrá-los ou tirá-los desses alçapões interiores.
James Byron Jean, sem dúvida um é desses.
Veio de passagem, pois foi muito jovem, mas ainda com o pouco tempo que aqui esteve, marcou muitos e muitas gerações, deixando uma marca que se arrasta pelos anos e que ainda aparece estampada em muitas camisetas usadas pelos jovens, mesmo após mais de cinquenta anos que se foi.
James Dean, um jovem ator americano, virou lenda.
Ele conquistou todo o mundo de sua geração e foi espalhando suas características pelas décadas seguintes. Trazia no rosto um olhar rebelde, que correspondia com suas atitudes., aliás ele era a personificação da rebeldia e trazia em seu comportamento a angústia da juventude e o desejo de transformação que começava a aflorar nos anos 50.
O seu talento era tão evidente, que mesmo em seu primeiro trabalho na Broadway uma peça que fracassou em critica e público, ele se destacou e ganhou o Tony Award como melhor ator do ano e que seria o passaporte para os cinemas.
Com o comportamento rebelde, bebia, fumava e principalmente corria, era apaixonado por carros velozes, adorava a velocidade e foi assim que perdeu sua vida, partindo sua coluna vertebral. Em 1955, encaminhando-se á uma corrida sofreu um acidente fatal e enquanto toda uma juventude chorava a perda do ídolo rebelde, seu último filme “Juventude Transviada ” o consagrava.
James Dean receberia ainda duas indicações póstumas ao Oscar.
Sua imagem em camisetas ou pôsteres que atravessaram as décadas seguintes e o século, geralmente o trazia e trás com a imagem que era ele verdadeiramente… Rebelde.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...