sábado, 9 de fevereiro de 2013

Planejador de vida II - E se eu fracassar?

Adoro planejar.
Tento planejar tudo. Faço meu planejamento financeiro, planejo as minhas viagens com antecedência, minhas atividades no trabalho e em casa, meus fracassos... Ops...
Algo não deu certo... Grrrr
Nada de pânico. Sei o quanto pode gerar de frustação a sensação do temido “fracasso" em nossas vidas.
É horrível quando o que planejamos não dá certo. Quando tudo escapa do controle e o resultado que tanto esperamos não vem. Ficamos mal.
Nesse momento, eu sempre paro e começo a pensar em tudo, tudo mesmo, que poderia ter causado esse sentimento amargo de ter fracassado.
Falo em sentimento porque quem me conhece, sabe que, pisciano como sou, isso me incomoda demais. Preciso saber exatamente o que me levou ou o que aconteceu, para ter essa sensação horrível e frustrante.
Sempre devemos parar e tentar entender o porquê, de considerar essa sensação como fracasso. E porque a deixamos que nos deixe assim, sentindo ser fraco e até incapaz.
Como trabalho muito com metas, que às vezes nem são minhas, tive que me vacinar contra esse sentimento. Estava sempre com uma boa desculpa pelo fraco desempenho.
Muitas vezes, criamos uma expectativa em cima de um planejamento que não acontece e nos desapontamos demais quando não ocontece. Eu aprendi.
Primeiro vejo se realmente, foi tudo por água abaixo, se realmente o que planejei não aconteceu ou não acontecerá. Se realmente fracassei ou estou supervalorizando uma tentativa falha. Se estou sendo exigente demais na execução de meus planos, se estava tão fissurado pelo resultado, que posso estar criando algo que não existe ou ainda, dando uma proporção exagerada a tudo.
Assim ficou mais fácil de lidar com esse sentimento de fracasso, se é que foi mesmo. Mudei minha visão de como enfrentá-lo.
Mudo a forma de como olhar meu planejamento e repenso sua construção. Procuro ver as falhas como oportunidades para aprimorá-lo ou organizá-lo melhor.
Admitindo erros ou dificuldades, ficou mais fácil para o acerto.
2012 foi uma beleza, minha vida andou nos conformes. Tudo que planejei aconteceu.
Se tive algum fracasso?
Não... Apenas oportunidades pra melhor planejar.


Ganhe Dinheiro se Divertindo

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...