quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Saberemos do nosso fim?

O quanto estamos seguros no nosso planeta?
As vésperas do esperado dia do término do fim do mundo, segundo os Maias, escrevi alguns textos em especial um que falava sobre as possíveis causas para o fim do planeta. Dentre eles, a possível queda de um meteoro arrasador.
Sempre achei essa possibilidade remota, não a queda, mas de que não saberíamos quando algo vindo do espaço nos atingiria de repente. Eu estava errado.
Com tanta gente espalhada pelo mundo, observando o espaço, eu sempre achei que se essa possibilidade pudesse acontecer e que algum desses observadores, identificaria o perigo e assim daria o alarme. Primeiramente pensei nas autoridades, que investiram tanto em programas espaciais, depois nos especuladores autônomos do céu e até mesmos nos sensacionalistas que "souberam" que o fato se daria. De qualquer forma, alguém gritaria e daria tempo pra fazermos qualquer coisa. Como se despedir de pessoas queridas ou como ótimo no filme Armagedon, de 1998, com Bruce Willis e a linda canção do Aerosmith, que pudéssemos de alguma forma, acabar com a ameaça ou pelo menos desviá-la do nosso planeta azul.
Eu estava errado.
Com a queda recente de um meteorito na Rússia, ficou claro que estamos totalmente expostos. Ninguém deu o alarme e o meteorito fez um bom estrago na região de Tcheliabisnk, nos Montes Urais, atingindo pelo menos 6 cidades.
Muitas pessoas ficaram feridas, mas tiveram muita sorte. Depois do ocorrido, sempre depois, as "autoridades" informaram que o meteorito pesava várias toneladas e que poderia ainda ter dezenas de metros de comprimento. Essa observação foi feita por saberem que corpos com menos de 50 metros, desintegram quase sempre na atmosfera e quando não se desintegram totalmente, nos chegam em pequenos fragmentos.
Então...
O que aconteceu com os voyeurs do espaço? Ninguém viu a aproximação do meteorito? Se alguém viu, porque não foi dado um alerta? Poderíamos ter tido muitas vitimas fatais na Rússia, mas ninguém se manifestou.
O que acho de mais estranho é não ver nada na mídia que questione o ocorrido ou o alerta de prevenção.
Bem, diante de tudo isso, eu não acredito que os milhões de dólares gastos com pesquisas e equipamentos para observação do espaço, estejam realmente sendo eficazes.
Pelo estrago que esse "pequeno" meteoro causou na região em que caiu, acredito que devemos ser mais realistas e torcer para que nosso fim, não venha do espaço e muito menos nos mande para o espaço. Desculpe o trocadilho, mas foi inevitável diante do susto que o episódio trouxe.
Porque, sendo assim, deixaremos de existir sem nem sabermos como aconteceu.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...