sábado, 7 de setembro de 2013

As aparências enganam II


Depois de um bom tempo teria novamente que dormir na rodoviária.

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Para alguns, essa abordagem é uma cordialidade típica em um ambiente comercial. Para outros, é uma intromissão na pesquisa de compra.

Como precisava consertar meus óculos e aproveitar para dar um bom trato nas lentes, saí em busca de uma ótica.

Entrei em uma loja bonita e vistosa, e para mim, a recepção foi bem autêntica e acolhedora.

Havia várias meninas atendendo os clientes ou ajeitando os produtos nos balcões, e o movimento estava bem agitado naquele dia. Porém, uma pessoa, muito bem vestida, ao me ver meio perdido e desorientado, foi logo ao meu encontro.

Ela se aproximou sorrindo e disse:

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

As meninas estão ocupadas, mas sente-se e fique à vontade, elas logo irão atendê-lo.

Imaginei que fosse uma supervisora pela atenção. Sentei-me e sorri. Ela sorriu de volta e ofereceu:

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Quer água, café ou suco?

Surpreso, recusei a gentileza. Retirei meus óculos do estojo e disse que gostaria de limpá-los e trocar os suportes.

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Permita-me limpá-los, aqui temos o jeito certo de fazê-lo.

Entreguei meus óculos e a acompanhei com os olhos. Ela os entregou a um rapaz numa sala com paredes de vidro, apontou-me sorrindo e saiu.

Sob minha vigilância, o rapaz passou um produto nas lentes, limpou-os e se aproximou de mim com os óculos prontos.

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Aqui estão, senhor. Limpei as lentes e troquei os suportes. Posso ajudá-lo em algo mais?

Realmente, os óculos estavam perfeitos. Já colocando-os no estojo, não resisti e perguntei ao rapaz o nome daquela gentil supervisora. Com certeza, indicaria a loja aos amigos e recomendaria procurá-la.

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Aquela senhora que me entregou meus óculos, como se chama?

Apontei para a pessoa a quem me referia, que já estava do outro lado da loja, conversando com outro cliente.

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Senhora... Ah! É a dona Auxiliadora.

Um nome justo, de acordo com o perfil da pessoa.

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Ela é muito simpática e eficiente. É sua supervisora?

O rapaz olhou-me surpreso e começou a sorrir.

— Bom dia, senhor, já foi atendido?

Não, senhor. Ela é a nossa copeira.

Mesmo com os óculos limpos, não pude deixar de sorrir com a ironia da situação. Verdadeiramente, nem sempre as coisas são como as enxergamos.

Auxiliadora.

 


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...