quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A inveja e as pimentas



A inveja é uma coisa complicada, tanto que foi relacionada como um dos setes pecados capital e ninguém estão livres dela.
No trabalho, por exemplo, sempre há uma competitividade de desempenho e ela aparece de forma explícita, como em uma promoção. Sempre vem a frase famosa "Por que ele e não eu?" ou ainda camuflado, na conversa no canto do café. Geralmente aparece na forma de desdenhar a evolução ou progresso do projeto de um colega e na sequência sugere o mesmo que desdenhou ao chefe.
Mas é possível invejar sem querer mal.
Você pode invejar o crescimento profissional de um colega, lembrando quanto ele ralou pra conseguir. Basta que essa sensação esteja vinda da admiração e inspiração, para que você possa melhorar.
Ah!... Não vá invejar o marido da Angelina Jolie, pensando no melhor e nem deprecie, porque estará deixando explícito que inveja o que ele conquistou e você não.
A filha menor inveja a maior por ela ser maior de idade e poder sair sozinha, indo a diversos lugares que ela por ser menor, não pode. A mais velha inveja a menor por poder acordar mais tarde e não ter que ir trabalhar num dia chuvoso... Por ai, vai.
Quando se gera energia e esforço para conseguirmos ou conquistarmos algo que desejamos, como o crescimento de um amigo na empresa, ela torna-se uma inveja positiva, geralmente sentida pelas pessoas resolvidas e de bem com a vida, que quer ver seu próximo muito bem e utiliza essa inveja e admiração como mola propulsora.
Agora se tudo funciona ao contrario, típico de pessoas de baixa estima, sem poder de criação ou reação, ela vira uma inveja negativa e pode ser muito destrutiva.
Ganhei um pequeno vaso de meu mano véio, com um bonitinho pé de pimenta, segundo ele ótimo contra mal olhado e olho gordo. Eu nunca me dou bem com pimentas, mas deixou e deu-me ainda apenas uma recomendação:
- Regue pelo menos durante um mês pra ele se firmar. 
Esqueci... E ele começou a secar.
Duas semanas depois o mano me falou...
- Cara o pé de pimenta tá secando, existe muito olho gordo sobre você.
Ele me deu tantas recomendações que tive vergonha de dizer que me esquecera de regar.
Passaram-se mais duas semanas e adivinhem... Esqueci de novo... E ai?... Secou, morreu.
Quando voltou em casa e soube pelo meu filhote que a pimenta morrera, deixou um bilhete na minha geladeira.
"Cara, vou te trazer mais dois pés de pimenta, pra colocar um de cada lado da porta, a inveja e o olho gordo que tem sobre você é muita que até matou o outro pé".
Na mesma hora lhe enviei uma mensagem pelo celular.
"Mano véio, não precisa dos pezinhos de pimenta não, para o olho gordo, comprei um colírio diet e pra inveja um cartão, - Não tenha inveja, trabalhe."
Não adiantou, acho que ele não entendeu a brincadeira quando cheguei a casa eram dois vasos de pimenta e um de espada de São Jorge... Que inveja da persistência dele.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...