segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O grande Houdini

Houdini em 1899, pronto pra uma apresentação

Sempre adorei ilusionismo, o filme com esse título já assisti por 3 ou 4 vezes, é um tema que realmente me fascina. Mas meu primeiro e grande representante do ilusionismo, mesmo que na época não chamassem assim, era apenas mágico mesmo, foi O Grande Houdini.
Comecei a admirá-lo depois de sua morte, após assistir um filme biográfico, que muito me impressionou na época.
Na verdade Houdini era seu nome artístico, chama-se Ehrich Weiss e apesar de ter vivido e morrido nos Estados Unidos, ele nasceu no ano de 1874, em Budapeste, capital da Hungria.
Como era de origem muito pobre, ele fez de tudo. Foi perfurador de poço, fotógrafo, contorcionista, trapezista entre outros e foi assim que aprendeu muitas coisas que mais tarde usaria como recursos em seus espetáculos.
Para a época acredito que tenha sido tomado por muitos como maluco. Porque além de mágico ou ilusionista também era conhecido como "desenganador", ou seja, desmascarava os trambiqueiros, já naquela época tinha aos montes, que alegavam possuir poderes sobrenaturais ou que se diziam serem médiuns e ter contatos além da vida.
Houdini era impressionante não bastasse tudo isso ainda desafiava os fortões da época a dar socos em seu abdômen, o famoso soco no estomago, mostrando a grande resistência que tinha para com o golpe. Qualquer um caia, ele se mantinha de pé como se nada o tivesse atingido. Infelizmente por causa destas exibições que um oportunista invadisse os bastidores de seu espetáculo e desse um golpe certeiro em seu abdômen, sem que Houdini tivesse preparado sua musculatura pra receber o golpe. Isso causou o rompimento de seu apêndice levando a morte uma semana depois.
Houdini fazia números nos quais se libertava de algemas,  correntes e cadeados. E fazia isso dentro de caixas, tonéis e dentro de tanques fechados, muitas vezes dentro e fora d'água.
Ele fez um sucesso enorme e marcou época.
Muitos de seus truques, não foram desvendados por completo até hoje e isso, mesmo depois dele ter escrito boa parte desses segredos em livro.
Importante! No filme me menciono no início, mostra que ele combinou um código com a esposa para saber se quando morresse era possível se comunicar com os vivos. Após algum tempo de sua morte, numa sessão espírita sua esposa recebeu o código de um médio.
Na verdade eu era tanto admirador de Houdini que até tentei imitá-lo, mas depois de 15 minutos amarrado e sem conseguir-me desvencilhar das cordas, implorei ao meu irmão para que me soltasse, mas ele só ria e balançava a cabeça negativamente e foi ele quem terminou sendo o ilusionista, ele evaporou, sumiu, na hora quando minha mãe chegou pra ver o que acontecia.
Houdini brasileiro...Vai vendo... 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...