Nós precisamos olhar mais pra nosso mundinho.
Num mundo globalizado, onde explode uma bomba no oriente médio e os estilhaços rasgam nossa pele aqui. Onde uma grande empresa quebra do outro lado do mundo e para tentarem se recuperar de perdas nas bolsas, aqui tiram de quem já nada tem.
Há tanta preocupação com o além da cerca, mas nosso quintal continua sujo.
Esta rodando pelo facebook um vídeo, uma chamada gravada por vários artistas que falam sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu. Essa construção envolve bilhões de reais. Tem muita gente com os olhos brilhando e já ouvindo o tilintar desse din din.
E o que realmente está envolvido nisso tudo?
Desocupações, alagamentos de áreas verdes, violência contra o homem e a natureza. E ainda tem mais uma série de outras hidroelétricas, em torno de 50, para seguirem a de Belo Monte. Imaginem o impacto que causará?
Como o facebook, onde me compartilharam o vídeo, existem inúmeros caminhos para a disseminação de informações como essa. É necessário usar estas ferramentas para seduzir e mobilizar a sociedade. É o mínimo que podemos fazer.
Muito desses artistas que aparecem no vídeo, são formadores de opinião. Seja por sua postura política, pelo comportamento ativista ou até mesmo, apenas por sua imagem. Estão, espero que realmente que muita gente dê atenção a esse assunto seríssimo.
Outro movimento, também importante, esta sendo divulgado por rádio, chamando a iniciativa popular para geração de projetos de lei.
Esse é complicado.
Acredito que temos uma condição fantástica para criar ou ainda melhorar as leis. Sempre vejo pelos meios de comunicações, nossos advogados, juristas, magistrados, entre tantos, dizerem que temos leis para tudo, e o que falta é reformula-las e adequá-las a nossa realidade. Acredito que seja verdade. Mas... Quem melhor que eles para fazerem isso? Precisa se candidatar a um cargo político para isso?
É claro que não.
No nível mais popular, entendo que a OAB poderia dar muita força nesse sentido. Poderia criar programas de orientação a seguimentos como Sociedades Amigos de Bairro, Associações de Moradores, Instituições filantrópicas, ONGs... Está certo, sei que já existem alguns programas, mas poderiam ser maiores, melhores e mais acessíveis. Mais perto daqueles que, muitas vezes nem sabem como ou o que fazer.
Falo pela vivência que tive nesses seguimentos e sei da burocracia que é, pra ter esse auxílio. Realmente é muito complicado.
Nossos vereadores, muitas vezes totalmente despreparados para a função, não sabem o que fazer, prende-se no título e esquecem a verdadeira razão de estarem ali. Então, passam quatro anos dando nomes á ruas, avenidas e criando "Dia disso... Dia daquilo". Quase nada melhoram ou criam para melhorar nossos municípios.
Um movimento como esse, apesar de ser importante, tem tudo pra não dar em nada.
Há muito pra fazer e as redes sociais podem ser bastante úteis nisso. Basta deixarmos um pouco de lado coisas insignificantes, que às vezes até nos divertem, e valorizarmos mais movimentos que podem no futuro dar mais tranquilidade e qualidade, a nós e aos nossos filhos. Aliás, são eles quem comandam essas ferramenta, a internet.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...