domingo, 23 de setembro de 2012

45 anos


Comemoro duas vezes seu nascimento, o primeiro foi por esses dias e o outro foi em março, coincidentemente o mês de meu aniversário.
De quem eu falo? Do Glorioso, o meu querido Esporte Clube Santo André.
A primeira data é a de sua fundação 18 de setembro de 1967... Eu tinha 4 aninhos, segundo mamãe uma belezura.
Na segunda data fiz questão de estar já acompanhando de perto, foi em 22 de março de 1975, quando passamos a chamá-lo assim, Esporte Clube Santo André... Eu, um pré-adolescente com pouquíssimas espinhas, naquela época escondido de minha mãe, já começava a frequentar o estádio e logo de cara neste mesmo ano, vi o Ramalhão ser campeão pela primeira vez, ganhando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, de uma forma incrível, mais que convincente, mas naquela época não tinha acesso, vai vendo...
Sem problemas, em 1981 comemorei mais um título, já passando para a maioridade, dessa vez não teve chororô, além ganhar, convencemos que éramos o melhor time do campeonato, numa vitória linda. Subimos pra primeira divisão, estávamos na elite do futebol paulista.
Daí pra frente, alternamos entre bons e maus anos, mas quando virou o século as alegrias começarão a chegar de caminhão...
Primeiro foi o titulo de Campeão da copinha, a disputadíssima Copa São Paulo de Futebol Junior, e foi de novo de uma maneira incrível, os palmeirenses já comemora vão o título tão sonhado, coitados, quando um garoto chamado Nunes resolveu acabar com a alegria deles. Empatamos e vencemos nos pênaltis, pobre do meu velhinho, palmeirense roxo, que disse que perderíamos tempo vendo nesse jogo.
Não paramos por ai, ficamos com o vice-campeonato da série C, esse foi de doer, pra ajudar outro time paulista subir conosco, nosso time fez um jogo vergonho, de compadres, num empate com o Ituano, perdemos a chance de um título nacional. Não pare de ler, perdemos esse título, mas demos o troco na Copa São Paulo e fomos campeões em cima do mesmo Ituano. Estávamos na Copa do Brasil, sai rouco do estádio “Brunão” de tanto gritar e vibrar.
Por que parar, parar por quê? Não paramos.
Na Copa do Brasil, fomos deixando pra trás, Atlético Mineiro, Guarani, Palmeiras e a grande sensação do campeonato, XV de Campo Bom. Não conhece? Talvez já tenha ouvido falar de seu treinador na época, um tal de Mano Menezes.
Sabe que é 72 mil torcedores contra um punhado?  Foi nessa proporção que ganhamos do Flamengo em pleno Maracanã e trouxemos mais um título pra Santo André.
Fomos pra Libertadores, ganhamos o título da segundona do Paulista e fomos vice do Corinthians na série B, subindo com eles pra elite do futebol brasileiro e teve mais ainda.
No auge dos meninos do Santos, onde seus jogos eram como treinos, com incríveis goleadas, chegamos a final com eles no Paulistão, perdemos o primeiro jogo e ganhamos o segundo pelo mesmo placar, fomos para os penaltis? Não. Eles levaram o título pela melhor campanha, de novo, vai vendo...
Caímos sim... 
Mas estamos voltando... 
Ontem ganhamos mais uma... Aguardem-nos.
Parabéns Glorioso!

Um comentário:

  1. Eita , torcedor orgulhoso. Um time desses vale pela seleção. A paixão é tanta que fez até corintiana mudar de casaca. Viva , Glorioso!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...