quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Que horas tem?

Quando meu Celular/Câmera/MP3/Agenda/Calendário/Despertador/Vídeo game e Relógio pifou, fiquei a ver navios em relação às horas, aliás, nem os navios eu via, porque perdia a hora.
Lembrei de algumas formas como faziam os antigos tinham pra acompanhar o tempo. Olhei para o céu em busca do sol, mas aqui é São Paulo, tá tudo nublado e cinza. Procurei o relógio da matriz, há muito tiraram e eu nem percebi. Apelei e parti em busca da informação...
Primeiro perguntei a um senhor, eles os idosos, além de terem sempre um relógio literalmente a mão, são mais educados. Resposta: "Não tenho meu filho, roubaram meu relógio". Agradeci, olhei ao lado e vi uma mulher logo mais a frente com um bebê ao colo, nova tentativa: "Não tenho horas meu celular descarregou".
Mundo moderno.
Acho que temos que voltar ao passado e reaprender a como acompanhar o tempo, sem toda essa tecnologia.
Apesar de o tempo ser medido à aproximadamente 5000 anos, ainda hoje continuamos a inventar parafernálias eletrônicas para tê-lo ao alcance de nossas mãos.
Os antigos tinham relógios do sol. Acredite se quiser, mas a imagem ao lado é um relógio de bolso, fabricado na França, lá pelo século XVIII, imagino o tamanho do bolso que o carregava.
Os babilônios e os gregos foram os primeiros a dividir o dia em horas. Para eles o dia tinha apenas 12 horas e o dividiram em cada parte em 2 horas.

Outros povos usavam o "relógio de fogo", que nada mais era que uma corda com vários nós  e que queimavam em intervalos regulares. Havia também um relógio na base de 6 velas acesas, divididas em escala e que duravam 24 horas para queimarem totalmente, muito usado pela nobreza européia. Acho que esses relógios foram abandonados depois de algum incêndio na casa, no castelo ou ainda de tanto se queimarem para ajustá-lo
Pra vocês imaginarem como eram criativos, fizeram a contra partida, um "relógio d'água" e que funcionou por muito tempo. Só desistiram dele também, porque no inverno rigoroso na Europa, a água congelava e ai já viu, aquela meia hora de cochilo depois das refeições, levava o dia todo.
Outro tipo de relógio muito usado foi à ampulheta, esse quase todo mundo conhece, coisas dos egípcios. Ela nada mais era do que dois cones de vidro com areia dentro. Só não sei o que eles usavam para calibrá-los. Mas, espera ai... Se os calibravam, já tinham outro relógio pra isso, vai vendo...
Mas enfim...
Depois dessa viagem toda pelo tempo e relógios, a pergunta inicial continuava: que horas eram afinal?
Com certeza, se um dos meus filhotes estivesse próximo, diriam: São 5 e 60...

Sempre fiz isso com eles... rsrs
Vou comprar outro celular, fazer o que.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...