sábado, 17 de março de 2012

Flash Mob... Um jeito legal de protestar

Acredito que apenas alguns já viram pessoalmente e que raros participaram ativamente, mas essa mania que já algum tempo ganhou o mundo, vem sendo uma forma muito legal, inteligente e diferente de protestar.
Funciona assim...
Você está passeando, trabalhando ou andando por algum local, quando de repente, todo começa a se comportar estranhamente, a fazer as mesmas coisas, do nada, apenas fazem como uma coreografia... Geralmente dura poucos minutos e se dispersam do mesmo jeito que começou.
Você participou ou presenciou um Flash Mob, uma intervenção artística, uma homenagem ou um protesto super descontraído.
Com certeza você já viu algum vídeo sobre isso, como aqueles dos suecos que dançaram "Beat It", homenageando Michael Jackson, alguns dias depois de sua morte, um grande números de fãs começaram e foram juntando pessoas para homenageá-lo.
Na Alemanha dezenas de ciclistas começaram a aparecer de repente em uma rotatória e ficaram dando voltas parando todo o transito local por pouquíssimos minutos e dispersaram... Teria sido um protesto dos ciclistas? 
Um detalhe interessante: chamaram mais atenção com esse ato, do que se estivem tirado a roupa e chamado a mídia.
Na Suiça, recentemente também usaram o Flash mob para protestarem contra a criação de usinas nucleares, num minuto estavam todos transitando normalmente pelas ruas e de repente todo mundo se jogou ao chão, simulando uma morte coletiva por radiação atômica.
Nem sempre esse ato tem uma função específica as vezes fazem apenas para mexerem com as pessoas e quebrar a rotina delas por alguns segundos, num ato instantâneo.
Esse movimento tomou força com a adesão de estudantes que espalham mensagem por celular dizendo onde, quando e como será o ato, sempre muito rapidamente para que se evitem preparativos ou vazamento da ideia, numa mobilização incrível começa aparecer e envolver os transeuntes que passavam por ali, executam, dispersam e segue-se a vida normalmente.