Do dia 12 de março até o dia 6 de abril, aconteceu uma caminha na Índia, inicialmente por apenas um homem, mas com o caminhar foram somando pessoas e logo eram uma multidão.
Seu destino... O litoral.
Seu objetivo... Apanhar um pouco de sal.
Isso era a forma de protesto que Mahatma Gandhi exercia na Índia comandada pelos britânicos naquele ano de 1930.
Gandhi e seus seguidores percorreram cerca de 400 quilômetros em 25 dias em direção ao litoral. Passando ou parando pelas cidades ia conseguindo mais e mais seguidores.
O protesto se deu contra a obrigação de comprar produtos industrializados no Reino Unido, ao povo indiano era até proibido a extração de sal em seu próprio país.
É lógico que os britânicos não deixariam isso passar barato, após Gandhi chegar ao litoral e apanhar o sal, foi seguido por todos os indianos que acompanhavam a caminhada, simbolicamente disseram aos britânicos que o sal era deles.
Muitos foram presos incluindo o próprio Gandhi, apesar do protesto ter seguido a linha do Sathiagrara, totalmente pacífico sem agitações, mas a caminhada não parou e os seguidores continuaram em marcha até as salinas perto de Bombaim, mas ao aproximarem pacificamente foram atacados pelos mais de 400 soldados que os aguardavam, ainda assim não mostraram reação ou gestos de defesa.