Como trabalho em uma empresa do ramo, sei da importância dessas certificações de madeira, porém seu eficaz efeito para contribuição com a redução do desmatamento no planeta, depende muito mais de sua conscientização.
Possuímos apenas 2,1% entre as florestas certificadas em todo o mundo, o que é muito pouco diante das enormes e qualitativas florestas que temos.
Constantemente vemos informações sobre o desmatamento de nossas florestas, em especial na Amazônia, e como uma boa parte dos produtos que consumimos é derivados da madeira e não nos preocupamos com sua origem, então é fácil entender porque é cada dia mais freqüente esse ato de ataque abusivo a nossas florestas.
São duas as certificações de madeiras, uma de cadeia de custódia e outra de manejo florestal.
Além da conscientização dos consumidores para buscarem os produtos que venham com o selo dessa certificação é primordial que as empresas também tenham consciência de seu papel e passem a aderir a processos de certificação. Andando pelos comércios, em especial os que trabalham com produtos feitos com madeira, é fácil descobrir o quanto essa realidade está distante do ideal.
Então vai uma dica, na compra de produtos dessa origem, procure e dê preferência as que trouxerem os selos FSC e Cerflor, eles indicam que a matéria-prima usada e as etapas de fabricação do produto são certificadas.
Para as empresa de pequeno e médio porte, fica muito difícil e custoso aderir a essas certificações, por exigir constantes auditorias, taxas e outros, sendo assim, o governo federal poderia criar meios de incentivar e os auxiliar para que também conseguissem a certificação.
Se quisermos um planeta melhor, temos que fazer nossa parte.