domingo, 25 de março de 2012

Lamentável

Ainda hoje sou questionado pelos amigos por torcer pelo o meu pequenino Santo André, pequenino no futebol de hoje mais que já diante de suas possibilidades me deu mais alegrias que tristezas.
Sempre que reunidos e discutindo futebol, os amigos satirizam a minha condição de torcer por um time pequeno, sem chances de grandes resultados ou colocações nos campeonatos e é inevitável sempre aquela pergunta "... e dos times grandes, pra qual torce"? Meu pai era palmeirense, meu padastro outro palmeirense ardoroso e é lógico que criei um carinho pelo Palmeiras, mas diante de tantas discussões entre um palmeirense ardorosos e dois irmãos corintianos temporão, optei pelo meu querido "Glorioso".
Tive minha primeira euforia com o Santo André no primeiro título em 1975 um jogo mágico, foi nesse momento que o coração andreense sofreu o contágio definitivo. De lá até hoje foram 6 títulos e 4 vices, pensando bem acho que tive mais momentos e comemorações nesses anos, do que muitos torcedores de times chamados "grandes".
Mas como nem tudo é só alegria, entramos numa decadência, uma descida que parece sem fim, em função de incapacidade administrativa, também sem fim. Depois do vice paulista que perdemos no detalhe, pois fomos o único de 21 times, dentre eles alguns ditos "grandes" a enfrentar de igual pra igual o temível e goleador Santos, de Neimar e Ganso. O detalhe do vice? Havia uma trave no caminho, no caminho havia uma trave. 
Deste momento em diante, eufórico, já imaginava um campeonato brasileiro incrível e foi mesmo, incrivelmente difícil e caímos a série C, na seqüência caímos para a série A2 no Paulista e quase caímos para a série D no brasileiro no ano seguinte. Chegamos ao fundo do posso? Não, ainda tem um pouco de barro puxando-nos mais pra baixo.
Ontem depois de um jogo sofrível diante do último colocado do Paulista A2, perdemos vergonhosamente e estamos no grupo de descenso para a A3 faltando apenas um jogo diante de um time notoriamente mais forte, ou seja, será muito, mais muito difícil não chegarmos realmente no fundo do poço. 
Depois de anos subindo passo-a-passo a difícil muralha do futebol, despencamos e ainda sentimos os destroços cair sobre nós... Mas andreense incorrigível que sou, acredito que o Santo ainda pode sobreviver a mais esse desgosto... Afinal o nosso time é o "Glorioso Santo André".
Ainda estou firme e forte, voltaremos...

" ...Salve, salve o glorioso, Esporte Clube Santo André
Salve, salve "o grandioso, Santo André da minha fé..."