quarta-feira, 28 de março de 2012

Violência no futebol.

Não adianta, parece que vivemos mesmo no país dos impostos e impunidades.
Novo clássico, nova expectativa de espetáculo, novos confrontos e novas mortes, até quando vamos aguentar isso?
São mortes todos os anos, uma violência desenfreada, e o que mais me choca é que, como a impunidade é real, por mais que tentem explicar, e sempre fica na mesma, ou seja, nada acontece.
Isso acontece em todos os níveis do futebol, em todos os estados, qualquer porte de clube e ainda vamos sediar uma Copa do Mundo!!! Meu Deus.
Me arrepio em pensar num confronto entre Brasil e Argentina na Copa aqui no Brasil, "los hermanos" que também não tem nada de santos, deverão estar em peso por aqui. O que ocorrerá? Os "especialistas" dizem não acreditarem num confronto pelas ruas num evento como a Copa do Mundo, onde há uma confraternização mundial. Duvido.
Lembrem-se o que ocorreu nos últimos anos, não só nos jogos de futebol, mas em outros esportes e até no carnaval, em especial de São Paulo, basta ver o deste ano, violência, vandalismo e que só não teve um desfecho pior, apenas por Deus. Vi vários torcedores levantando grades de isolamentos, pesadas e de ferro, ameaçando jogar na marginal ao lado da saída, com vários veículos passando por lá. Imaginaram o que poderia ter acontecido? Eu sim, simplesmente horrível.
Isso tem que acabar.
Violência, vandalismo, brutalidade...  E ainda fazem campanhas para levarmos a família aos campos. Mostram comerciais exaltando as festas nos estádios... Bandeiras vibrando, Estádios lotados... As TVs mostram alguns com familiares dizendo ser lindo isso, mas ao assistir pela TV as coisas que vejo são ofensas, palavrões nitidamente ouvidos, desde os treinadores, jogadores, e esses que deveriam ser exemplos, são muitas vezes incentivadores, e por fim torcedores fanáticos, depois, nas páginas de notícias e noticiários jornalístico mostram destacando outro tipo de reunião: pessoas em volta de caixões com muita dor e choro.
Estou exagerando? Será?
Todos os causadores já foram punidos pelas violências do passado? Não.
Serão punidos pelas recentes? Duvido.
Olhe bem os integrantes das torcidas uniformizadas, seus diretores, postura e comportamento, inclusive a de seu clube querido e me diga: Ainda tem coragem de levar seus filhos e esposa pra assistir o próximo clássico?
Eu com certeza não. E olhe que o meu clube querido é o Santo André, com pouquíssimos torcedores.
Tem que ter um basta.