terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uma noite de Natal - Parte III

Era um homem alto, negro, com uma mochila nas costas e uma bolsa na mão. Por mais amistoso que Leon tenha sido, ele apenas o cumprimentou movimentando a cabeça.
- Seja bem vindo, estamos organizando uma ceia de Natal.
Serio e desconfiado, segurando firme sua mala, caminhou até nós olhando um a um.
- Só vim trazer o me pediram, mas darei uma apenas.
Colocando a mala no chão e retirou de dentro, uma garrafa entregando ao Leon. Era um champanhe. Leon pegou a garrafa e mostrou a todos.
- Já temos como brindar!
Enquanto todos se ajeitavam, aproximei-me daquele estranho e perguntei seu nome. Medindo-me da cabeça aos pés, esticou a mão em minha direção e respondeu-me:
- Sou Baltazar.
- Desculpe Baltazar, mas quem lhe pediu para trazer aquela garrafa.
- Na verdade não sei. As ganhei de um comerciante, quando o ajudei a descarregar umas mercadorias e quando acordei nesta manhã tinha um bilhete de um amigo que dizia pra eu trazer uma pra cá neste horário.
- E seu amigo onde está?
- Não sei, pensei que o encontraria aqui.
Ele mudou de assunto e perguntou-me quem eram aquelas pessoas. Depois de apresenta-lo, ficamos conversando sobre esse dia e o porquê dele estar andando pelas estradas.
Já era quase meia noite quando Leon nos mandou aproximar da mesa. Estava bonita demais, nunca tinha visto uma mesa igual. Tinha até velas... E UM PERÚ?
De onde surgiu? E parecia estar quentinho... Não apenas eu, mas todos estavam boquiabertos.
Leon pediu a palavra e agradeceu a presença de todos:
- Amigos, obrigado por estarem aqui e colaborado com nossa ceia. Agora que já está dando meia noite, podemos cantar parabéns para o grande aniversariante da noite e motivo de reunirmos. Depois vamos pra casa, quem nos ama, nos espera.
Ele caminhou até Airam e pediu permissão para pegar seu bebê... Bebê? Meu Deus! Era um bebê de verdade. Acho que estou enlouquecendo! Aproximei-me e conferi. Olhei assustado para Leon que sorria. Ele mostrou a todos e puxou a música, enquanto todos o seguiam. Confesso que não consegui soltar uma palavra sequer.
- Feliz Natal a todos vocês meus amigos. Vamos comer.
Todos começaram a servir-se e eu tentei aproximar-me de Leon, que entregava o bebê a sua mãe, dizendo:
- Tome seu filho Maria e volte para sua casa, todos te amam e te esperam...
Parei enquanto Leon se afastava e comecei a pensar... Maria, Airam? Airam era Maria ao contrario... Então Leon... Era Noel?
Olhei o bebê agora inerte, voltara a ser um boneco. Maria sorria feliz, dizendo: Vamos para casa meu filho.
Voltei para a direção em que Leon ou Noel se dirigia e assustei-me... Não nada e ninguém. Cadê todos?
Voltei-me para Airam ou Maria... Sei lá. Ela também não estava mais ali. Eu estava só. Então abri os olhos...
Tudo fora um sonho. Eu ainda estava ali deitado, coberto por uma manta velha, no banco da rodoviária. Mas e aquele gosto da bebida em minha boca?
Não era dia de Natal, era véspera.
Ainda daria tempo para eu voltar para minha casa e ficar com os meus. Deu-me uma vontade enorme, mas não tinha dinheiro...
De repente pensei em colocar a mão em meu bolso e achei dinheiro e um papel. O dinheiro era suficiente para me levar de volta.
Abri rapidamente o papel e li.
"Confia"
Corri ao banheiro para me limpar e comprei a passagem para casa. Iria ver meus filhos novamente e no Natal.
Entrei no ônibus, meio sem jeito pelas roupas amassadas e não tão cheirosas, e quando o ônibus começou a sair da rodoviária, olhei pela janelinha e lá estava ele.
Leon... Agora de barba branca e um tanto gordinho. Acenou-me e pude ouvi-lo gritar:
- Sejas feliz, confie sempre e um Feliz Natal!!!
O ônibus já estava longe do embarque, mas consegui, ainda assim, escutar sua gargalhada...
- Ho, ho, ho...

Feliz Natal, a todos.

CONFIA.


Parte I: http://soufreitas.blogspot.com.br/2013/11/uma-noite-de-natal-parte-i.html

Parte II: http://soufreitas.blogspot.com.br/2013/11/uma-noite-de-natal-parte-ii.html



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...