sábado, 6 de outubro de 2012

3 dias de Paz, Música e Amor.


Quem não gostaria de viver esse título?
É claro que me refiro a Woodstock. Mas não se prenda a tudo de negativo que fizeram questão de ressaltar do festival ou aos exageros que fazem sempre questão de lembrarem, pois, lá aconteceu de tudo.
Muito lixo, acido em exagero, falta de higiene, sexo livre... Tudo isso e o que mais quiserem, realmente aconteceram.
Sempre escuto amigos, agora mais velhos, quando falamos nesse tema, dizer que foi incrível, mas nunca deixariam seus filhos participarem de algo assim.
Assistindo a um documentário do evento, vi um limpador dos banheiros químicos ser entrevistado e quando lhe perguntaram o que achava do festival, disse que era a coisa mais importante que aconteceu em sua vida.
Por quê?
Bem, disseram que Woodstock produziu mais crianças que músicas, mas enquanto a vida lá se gerava, distante dali jovens americanos morriam numa guerra. Essa foi a razão da alegria do limpador de banheiros, seu filho estava no festival e não no Vietnã.
Muitos contrariados com o festival divulgavam as imagens de jovens dopados, nus, sujos, dormindo no meio de lama e lixo, mas enquanto cerca de 500 mil jovens cantavam e celebravam a Paz e o Amor, outros milhares estavam participando de cenas, que anos depois também chegavam aos pais, irmãos e amigos. Cenas terríveis da guerra.
Escutar a guitarra estridente de Jimi Hendrix distorcendo sons ou as letras muito malucas dos muitos que subiram no palco nos dias 15,16 e 17 de agosto de 1969 tinha muito mais sentido aos pais caretas, do que a sequência dos disparos de metralhadoras.
Um dia meu filho falou: - Nossa essa mulher só grita... Como pode gostar tanto dela assim?
Era Janis... E eu expliquei-lhe que os pais americanos da época, adorariam saber que seus filhos estavam ouvindo a potencia gritante das vozes de Janis Joplin ou Joe Cocker, ao invés de explosões e gritos de dor, numa guerra que não era deles.
Nós, brasileiros, sabemos muito pouco desse assunto, dessa variação de sons e gritos. Graças, porém, ainda não aprendemos a valorizar isso.
Foram 3 dias de Paz e Amor, contra anos de dor, sofrimentos e lembranças.
Vamos celebrar a paz e a vida.
Viva Woodstock!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...