sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Votar bem.



Não sei se você está ansioso, esperando o dia das eleições no seu município, eu não. Mas, independente de meu animo para encontrar-me com a urna eletrônica, as eleições acontecerão.
Então, já que não conseguirei animá-los a fazê-lo, tentarei pelo menos auxiliá-los a votar bem.
Pra começo de tudo, já deixe separado seu Título de Eleitor e seu RG, precisará deles pra realizar seu voto. É importante também, já levar o número de seu candidato a prefeito e vereador, assim votará mais rapidamente.
Não queira ser espertinho e deixar a propaganda de seu candidato na urna, eles sempre verificam, tirando assim o que "esqueceu" lá.
Não precisa madrugar pra ficar em filas, tome seu café sossegadamente só então vá. Se tiver longas filas, pelo menos estará alimentado. Se possível deixe as crianças em casa, elas podem te dar trabalho caso tenha as tais filas citadas.
Não há mistérios, apenas um pouco de trabalho.
Pra ajudar a escolher seu candidato, deixo algumas sugestões:

- Escolha alguém que conheça realmente. Nada de pegar um papel qualquer e votar a esmo.
- Procure conhecer o que ele realmente poderá fazer. Se for candidato a prefeito cuidado com promessas, nunca a realizam ou arrumam alguma desculpa depois.
- Se for candidato a vereador, lembre-se que ele não é executivo, ou seja, não irá construir ou reformar nada. Aliás, não é a sua função. Ele deverá apenas fiscalizar e melhorar/criar leis. Se fizer apenas o que citei como sua atribuição, já estará de bom tamanho.
- Questione tudo o que vier dos candidatos, saiba o que é apenas promessa ou poderá se realizar de fato.
- Importante: A venda de voto é ilegal, mas a compra também o é.

Vamos esclarecer uns mitos:
- O voto em branco não vai pra quem está ganhando, ele é descartado, considerado inválido.
- Se tiver mais de 50% de votos nulos, não será cancelada a eleição. Não existe na lei qualquer dispositivo que preveja a anulação. A contagem para saber quem será o eleito é a mesma.
- Quando o candidato é único, sem concorrentes, o candidato pode ser eleito pode até mesmo ter apenas seu próprio voto, ou seja, basta 1 voto que estará eleito.
- Não existe limite para justificar o voto. Você só terá problemas se deixar de votar por três eleições consecutivas, sem justificar.

Votando corretamente, principalmente analisando pra quem dará o seu voto, terá mais chances de ter alguém que realmente fará algo por sua cidade.
Bem, já que não tem jeito, vamos as urnas...
Bom voto no domingo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...