segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Faça o que Falo e não o que Faço


Todos os anos vemos pela TV e jornais falar sobre o encontro das cúpulas dos grandes países ou países ricos, para falarem sobre o destino do planeta. 
Os norte-americanos são os primeiros que sempre que tem o resultados de estudos realizados por pesquisadores e satélites apontam o dedo pra cá, o que já não é novidade,  dizendo que no Brasil é onde ocorreu o maior desmatamento de acordo com seus dados.
Mas analisando os resultados com menos afoito veremos os números bastantes interessantes, como por exemplo: Os Estados Unidos sempre está muito próximo de nós que ainda tem o Canadá, o país sempre dito com o desenvolvimento de primeiro mundo na segunda colocação logo a frente dos norte-americanos, nem vou citar os chineses. 
Quem aparece bem na foto? Alguns países pobres africanos. Se formos olhar dados desde 2000 veremos que o continente dos norte-americanos estará em primeiro e o nosso em segundo.
Nem mesmo quando vemos quanto eco sistemas como as florestas tropicais úmidas somos os primeiros, perdemos ainda bem, para as regiões boreais.
Sabemos que a Amazônia perde cerca de 26mil km² por ano e ainda que muito desses países que nos apontam o dedo, nem tão limpo  assim, são cúmplices deste desmatamento, com explorações continuas. Nos estados do norte parece ser onde eles mais atuam, mas é na floresta amazônica que vemos a maior exploração. Perdemos para os Russos que tem a maior cobertura florestal do mundo e que também está muito bem ou diria melhor mal colocada no ranking de desmatamento, logo após vem Canadá e Estados Unidos. É preciso que os países “ricos”, sejam colocados nos seu lugar e pararem de dizer que devemos ter que cuidar melhor de nossas florestas. Quem não tem culpa?

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...