Hoje é um dia importante para nós portadores de deficiência, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência, não é um dia comum… é um dia especial.
Não se impressionem com o titulo do dia, não saímos dando safanões em ninguém, é apenas um marco que comemoramos desde 1982, cada um na sua maneira, a verdadeira inclusão.
As reivindicações não são nada absurdas, apenas o direito de acessibilidade e seria muita mais simples se o poder público e privado desse uma atenção, não diferente, mas especial, ás nossas necessidades e assim podermos viver mais dignamente.
Já lutamos contra a discriminação e preconceito há muito tempo e aos poucos fazemos ainda que por força de lei, infelizmente, pois, o ideal era a conscientização, fazerem as coisas acontecerem.
Antes da lei de cotas, a chance de conseguir emprego era quase zero, eu particularmente tive que criar meus quatro filhos trabalhando por conta, diante de tantas recusas de darem uma oportunidade para mostrar meu lado profissional.
Depois da lei, as coisas funcionam ao contrario, empresas oferecem vagas diversas e urgentes, até com salários muito interessantes, mas para não serem multados.
O grande problema é que as empresas contratam, mas não nos dão acessibilidade.
Escadas, muitas sem corrimão, pisos escorregadios ou irregulares, banheiros não adaptados, computadores e transportes sem adaptações… Enfim, a grande maioria das empresas enxerga essa necessidade como transtornos, mesmo a lei deixando bem claro que não se pode ter discriminação nenhuma em relação á função, salários ou outros, lamentavelmente ocorre e muito, porém como não há fiscalização, vamos suportando e lutando pra conseguir a cada dia uma condição melhor.
O Dia Nacional de Luta serve também para nos expor de uma maneira positiva como pessoas que produzem, criam, carregam, transformam e principalmente contribui para esse país crescer.
Há muito ainda porque lutar… Força, Vitalidade e Perseverança há todos os amigos, família desses batalhadores especiais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...