sábado, 24 de setembro de 2011

Vai uma azeitoninha?


Há quem não goste, particularmente adoro, acho que tem um sabor muito atrativo, principalmente pra quem gosta de uma cervejinha.
azeitona ou a oliva, como preferir, é um pequeno fruto da oliveira muito apreciada pela cozinha portuguesa, que ganhou nosso gosto.
O motivo de estar falando desse pequenino fruto é que além de seu agradável sabor, ele possui tantas qualidades que deveria ser mais apreciado em nossa cozinha.
Ela diminui riscos de doenças cardiovasculares, porque possui  ômega 3, gordura insaturada que faz muito bem e que auxilia na redução do colesterol ruim, hoje tão comum até em nossas crianças.
Farta em antioxidantes contribui com a saciedade e o funcionamento do intestino e não para por ai não. A azeitona carrega também vitaminas A, D e K e fitosteróis que inibem o envelhecimento celular.
Ainda há mais qualidades desse fruto já muito degustado pelos brasileiros, a azeitona verde mais comum em nossas mesas, tem cerca de 140 calorias em 100 gramas e as pretas 135 calorias.
Agora, quanto devemos comer desse fruto?  Bem, os especialistas dizem que entre, 5 e 7 azeitonas /dia e garantem que sua gordura insaturada é distribuído por todo o corpo, não gerando os famosos pneuzinhos. 
Comer verde, pretas ou mistas? 
Não há diferença entre os tipos de azeitona, o que realmente muda é o tempo de maturação e isso interfere diretamente no sabor dela, quanto mais tempo no pé mais escura fica, existem cerca de 15 variedades de azeitona.
Diante da delicia deste fruto e de seus benefícios, não dá pra deixar  de fora do nosso dia-a-dia, porém por causa de sua gordura é aconselhável comê-la moderadamente como aperitivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...