sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Santos Dumont e suas invenções (E)



Não sei por que, mas na escola o máximo que aprendi deste notável brasileiro é que inventou o avião. Ponto.
Quem imagina que Alberto Santos Dumont foi apenas o inventor do avião, engana-se tremendamente. É claro que, sem dúvida o avião foi sua maior invenção e  que o revelou ao mundo, mas que também foi o motivo, que o levou a tirar sua própria vida.
Já desde pequeno, voar o fascinava e adorava brincar com brinquedos aéreos que ele mesmo criava. Ao chegar á adolescência, com 18 anos, foi para a Europa estudar e era na mecânica que Santos-Dumont mais dedicava os estudos.
Apaixonado pelo nosso país, logo no seu primeiro invento, o balão á gás de pequeno porte, deu o nome de “Brasil”. Voara numa invenção dele, pois, já voara anteriormente num balão alugado. E log após isso, inventava o primeiro balão dirigível.
Na virada do século um milionário veio a propor um prêmio a quem desse uma pequena corrida pelo ar, contra o tempo. Teria que sair de Saint Cloud, contornar a torre Eiffel e retornar em 30 minutos. Santos-Dumont, em 1901 ganhou este o prêmio, o “Dustche”, com seu balão Nº 6, ganhando cem mil francos.
Ganhando um espaço do príncipe de Mônaco, para fazer suas experiências, inventou para seu hangar a porta de correr sobre rolamentos para facilitar a entrada e saída de seus experimentos.
Mais um desafio surgiu, o Aeroclube da França agora para um voo de 25 metros por um aparelho mais pesado que o ar e de propulsão própria. Novamente ele levou o prêmio, desta vez com o ”14 Bis” que voou cerca de 60 metros de distância e três de altura. O prêmio ganho, como em outras ocasiões, foi distribuídos aos seus operários e aos pobres de Paris.
Após isso, Santos Dumont inventou a série de 19 a 22, denominado de  ”Demoiselles”, o primeiro protótipo do ultraleve, era um modelo menor, mais rápido e com um controle melhor que o 14 Bis. Este seria o último invento de aeronáutica dele.
Neste período solicitou ao amigo Louis Cartier, que colocasse alças no relógio de bolso para prendê-lo no pulso e assim melhor controlar seu tempo de voo. Na verdade, foi lhe atribuído a invenção do relógio de pulso para homem, pois já existia um modelo feminino criado muitos anos antes.
Santos-Dumont é reconhecido como também o primeiro brasileiro a trazer um modelo de automóvel ao Brasil, um Peugeot. A ele ainda é atribuído à invenção da regulagem de banho quente-frio. Ele é reconhecido mundialmente, com monumentos em vários países e são milhares de site sobre sua história.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...