Não confundam a palavra, Bacuri é uma fruta original da região do Amazonas e como o açaí ou o cupuaçu é comum acharmos por aqui em feiras típicas.
Recentemente tive a oportunidade de experimentar o sorvete e me encantei com a fruta procurando mais informações.
O Bacuri que tem o tamanho um pouco maior que uma laranja, além de sorvete, também é encontrada em forma de geléias, sucos, doces e outros.
Seu sabor agridoce com polpa branca rica em cálcio, potássio e fósforo é aproveitado na totalidade, pois sua casca também é usada no cozimento com arroz pela cozinha regional.
Além do agradável sabor, do Bacuri também é extraído o óleo de suas sementes que a medicina popular utiliza como cicatrizante e anti-inflamatório.
Se você assistiu ou leu “Macunaíma”, o Bacuri era uma das comidas do mato prediletas que o personagem criado pelo romancista Mário Andrade consumia.
Devido sua exposição pelos meios de comunicação, o consumo deixou se der local ou regional, sua procura tem aumentado muito como outros frutos da região, fazendo assim que a procura por sua polpa fizessem seu valor subir muito no mercado e sua produção mostrou não estar preparada para abastecer a procura da fruta.
Só agora estão começando a plantar mais, porém sua fruta leva cerca de dez anos para ser produzida.
Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar essa saborosa fruta, apesar do preço ou da dificuldade em encontrá-la, não perca tempo há algumas casas de sucos e sorvetes que oferecem essa delícia.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...