sábado, 12 de maio de 2012

Dinheiro, pra que dinheiro?


Essa invenção do homem é quase unanimidade e alvo de todo mundo. Quase... Há quem discorde.
Uma de nossas primeiras cédulas, senão a primeira, era alvo de muitos brasileiros e portugueses, mas foi emitida pra trocar pelas falsas moedas de cobre. Eram chamadas de Troco de cobre, criadas pelo Tesouro Nacional.
Mas parece ter sido um erro começar essas emissões...
Mark Boyle, um irlandês, vive já algum tempo sem dinheiro algum. Não é casado, para os engraçadinhos de plantão, não é por isso que não tem mulher. Segundo ele tem até uma vida social boa e não vive só. Afirma que até recebe visitas que querem passar um tempo com ele.
"A minha vida social, em alguns aspectos, é muito boa. É claro que é muito diferente da vida social que tinha quando vivia na cidade e tinha um bom emprego. Já não vou a bons restaurantes e pubs, mas continuo a ter imensos amigos. Nunca fui tão feliz, para ser honesto. Têm sido os tempos mais felizes da minha vida".
O que ele fazia antes? Era empresário, formado em administração de empresas.
Boyle vive do que planta, toma banho em rio, escova os dentes com ossos de animais, tem um laptop onde se comunica com o mundo, alimentado por energia solar, choveu, nublou, ferrou... Desliga-se de tudo.
Depois de muitos conflitos com o sistema atual resolveu largar tudo e ser exemplo, sua frase predileta veio de Mahatma Gandhi "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
Muitos de seus pensamentos fazem sentido... Vejamos:

- "Se cultivássemos a nossa própria comida, não iríamos desperdiçar um terço dela, como fazemos hoje".
- "Se fizéssemos nossas mesas e cadeiras, não teríamos que jogá-las fora no momento em que mudamos a decoração".
- "Se tivéssemos que limpar a nossa própria água, provavelmente não iríamos contaminá-la”.

É... Fazer sentido, até faz, mas...
Como não sei fabricar vodca, não tenho um MP3 solar e com certeza seria preso ao me pegarem como vim ao mundo me banhando no rio Paraíba, único possível nas proximidades... Rendo-me ao vil metal.