quarta-feira, 16 de maio de 2012

Minhas sandices.

Eu sou normal!!!!!


Esse jargão de Francisco Millani num programa humorístico vem bem a calhar.
Pelo menos, acredito que eu seja normal.
Agora os demais... Eu não garanto.

Vejamos então o que significa sandice:

- "Qualidade ou caráter de quem age ou fala como um tolo ou como um simplório"...  - Ok
- "Ato, dito ou afirmação que traduz ignorância ou falta de inteligência; disparate, tolice, necedadeparvoíce"...  - hummm... Ok.
- "Dito, pensamento ou ação a que falta lógica, nexo, ou está fora da realidade; contra-senso, loucura"... - Loucura?... Bem... Ok.
- "Debilidade mental associada à idade; senilidade."... Com certeza...  Ok.

É... Acho que me enquadro perfeitamente na definição do dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, mas é lógico com algumas ressalvas.
Mas me pergunto... Existe alguém que está fora dessa definição?
Pensando bem, acho que cabe perfeitamente aos políticos e porque não aos eleitores também. Falam como tolos, a gente finge que acredita, e vai lá e votar neles. Não há duvidas, encaixa.
Quando escutamos diversos profissionais dizendo que o Brasil está bem, que evoluímos que nosso PIB aumentou e blá, blá, blá... Começo a observar a contrapartida. Vejo as matérias sobre os hospitais públicos, a maioria, com um atendimento medíocre, quando não sucateados. Morros invadidos, trânsitos caóticos, ignorância no ensino superior.
Dizem que estamos tão bem e o país no caminho certo, que estamos organizando dois dos maiores eventos do mundo... Mas até então, o que víamos eram estádios e áreas esportivas caindo aos pedaços, com públicos pequenos por medo da falta de segurança. 
Quem vive fora da realidade?
Aqueles que cantam músicas de protesto em grandes shows, que participam em passeatas gritando palavras de ordem e tempos depois, nas campanhas, tiram fotos com os causadores iniciais daquela contrariedade?
E os senhores "povão", criticam tudo que o está impedindo de viver com dignidade, salários pequenos, falta de oportunidades, discriminações e desigualdades. Mas continuam enfrente a TV vendo os programas vespertinos de domingo, achando lindo enquanto alguém explora a infelicidade de quem não tem onde morar ou que comer.
Voltemos ao inicio...
Sandices...
Na definição, vi algumas palavras destacadas em negrito, e como as desconhecia, procurei no mesmo dicionário.
A primeira palavra estranha, é a mesma definição de sandice, as mesmas palavras, a mesma coisa. A segunda... Parvoíce, vem de quem é parvo... Parvo?
Parvo: "diz-se de, ou indivíduo tolo, pouco inteligente, apoucado, atoleimado".
Apoucado? Atoleimado? Vamos lá a mais uma tentativa...
Atoleimado: "sem iniciativa, de pouco préstimo; acanhado, tímido, pusilânime", Pusilânime
Desisto. Tá  explicado. São sandices todas as palavras e mais a própria sandice.
Estou perdido... Não consigo entender pra que lado roda o mundo.
Meus amigos... Vivemos num hospício e ninguém sabe com quem está a chave.

Ah... Eu e minhas sandices... Tem jeito?

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...