sexta-feira, 27 de julho de 2012

As pedras que andam


Racetrack_Playa,_Death_Valley,_large1


Um fenômeno muito interessante e que os cientistas ainda não acharam explicações convincentes é o que ocorre no Vale das Mortes, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Ali as pedras simplesmente andam.
Já foi dito de tudo sobre o assunto e em especial que o vento as movia. Improvável, há pedras com mais de trezentos quilos que se movem e deixam seu rastro pela argila rachada como o da foto.
Tentando achar explicações dois cientistas Bob Sharp e Dwigth Carey descobriram que é mais complexa a explicação que buscavam.
Chegaram a conclusão que algumas dessas pedras movem-se metros por ano, enquanto outras apenas pouquíssimos centímetros, algumas seguem em linhas retas e outras fazem curvas. E o mais curioso é que duas pedras uma ao lado da outra se comportam diferentes, uma anda mais que outra ou ainda uma faz curva enquanto a outra segue reto.
Novos cientistas tentam outras teorias como o deslizar das pedras durante o inverno quando o solo congela. 
Mas já foi falado também em eletro-magnetismo, mini-furações, pessoas que as empurravam e não deixavam marcas de seus pés e imaginem... Até em extraterrestres que as comandam do espaço.
Mas enfim o mistério continua e trás diversos estudiosos do mundo toda à Califórnia, para estudar o fenômeno. Até que surja uma explicação convincente e satisfatória, o Vale da Morte continuará com seu mistério das pedras errantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...