segunda-feira, 30 de julho de 2012

Stress Paulista


Alan um amigo de João Pessoa, viveu muitos anos em Salvador e quando soube que eu iria pra lá, veio se despedir e aproveitar para dar algumas recomendações de como era estar na Bahia.
Sempre sorridente e boa praça, já começou orientando pra barganhar tudo na praia e eu lhe disse:
- Vou descansar, mas eu não vou à praia. - Ainda assim o ouvi com atenção.
- Meu amigo, se te oferecerem queijo coalho na praia, diga que queres com orégano.
- Cuidado com o camarão, só coma em lugar de boa procedência, na praia não.
- Meu amigo, eu não vou à praia.
- Cuidado com o acarajé, abará, vatapá, caruru. Os da praia são muito bons, mas cheios de pimenta.
- Ah... O mais importante, não bebas as deliciosas Roskas da praia. Beba no hotel, é mais confiável a qualidade da Vodca.
- Tá bem meu amigo, mas eu não vou a praia.
Alan foi embora e eu fui pra Bahia.
Chegando ao aeroporto em Salvador, um italiano de Genova, foi me buscar. Tinha um sotaque forte e tentou me vender seus trabalhos de guia. Praia do Flamengo, Barraca do Loro, a da Pipa, agradeci educadamente e disse-lhe:
- Obrigado, eu não vou à praia.
Continuou falando de Itapuã, da Barra, dos pontos de surf e outros esporte radicais das praias da Bahia. Com todo cuidado e atenção respondi:
- Sei... Mas eu não vou à praia.
Enfim cheguei à pousada. O recepcionista também italiano, me cumprimentou todo sorridente dizendo...
- Bem vindo a praia do Flamengo, temos um mar lindo, com muitos coqueiros e ondas enorme própria para o surf.
Agradeci-lhe a calorosa recepção e disse-lhe:
- Obrigado, mas eu não vou à praia.
Já no quarto, a camareira solícita, perguntou: 
- Tudo correto senhor? Espero que aproveite nossas lindas praias.
Meu Deus! Mais um...
- Obrigado, mas eu não vou à praia.
Graças a Deus estava no quarto, deitado e relaxando da viagem. Liguei a TV e fui pegar uma cerveja no frigobar, assim que abri-a, um entrevistado do repórter local falou:
- A semana promete... Pegue uma cerveja gelada, vá à praia, afinal você está na Bahia.
Olhei para a TV com a cerveja na mão, incrédulo. Devolvi a cerveja sem tomá-la, fixei os olhos na imagem e disse:
- Eu não vou à praia!
Desliguei a TV, encostei nos travesseiros da cama e peguei um jornal local pra ler. Na primeira página, havia a foto de uma pessoa fazendo sinal de positivo e fiquei curioso pra saber o que dizia. Em letras garrafais estava escrito assim: "Vá à praia hoje, curtir o show do Moska..."
Bastou! Calcei as chinelas, desci até a recepção e pedi um carro. A recepcionista toda sorridente, tal como o outro que me recebera, começou a me falar:
- O Senhor vai...
A interrompi imediatamente e disse:
- Vou à praia, comer camarão e caruru, tomar uma Roskas, vou à barraca do Loro, vou comer queijo coalho e tudo mais que a Bahia tem.
A recepcionista assustada gaguejando completou.
- ... Vai pagar com cartão ou dinheiro.
Já viu...
Foi mal... É o stress de São Paulo.
Mas eu fui à praia.
Adivinha a primeira coisa que me disseram lá?
- Vá no Bonfim é lindo...
Pronto vai começar tudo de novo.





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...