domingo, 24 de junho de 2012

Andarilho II - A luz azul

63,8 Km

Já no inicio da minha caminhada, dei sorte. Passando por São José dos Campos, consegui carona com um homem que dirigia um carro novo, azul, indo para Taubaté. Buzinou o carro mais a frente e ficou me observando pelo retrovisor enquanto me aproximava pela sua direita.
O cumprimentei com um sorriso no rosto, enquanto ele  abria aporta, agradeci.
Carlos estava indo pra Taubaté, era representante comercial, vendia produtos alimentícios. 
Muito bom de prosa como todo bom vendedor, me contou como começou nessa profissão, as dificuldades para conseguir uma carteira de clientes que hoje se orgulha muito, chamando-os de amigos comerciais. 
Começou ainda novo, trabalhando com um tio vendendo carimbos para profissionais liberais. Contou-me rindo do medo que tinha de entrar num consultório médico e oferecer seus carimbos. Sempre parava na frente de um local e ficava esperando a coragem chegar, após observar o entrar e sair de diversas pessoas. Suando entrava e descobria que o proprietário acabara de sair. Ficava aliviado, mas sabia que não venderia nada. 
Como não deu certo tentou vender filtros para água. Com um gargalhar hilário, disse que esse trabalho também não deu certo e foi por água abaixo.
De repente, ficou sério me olhou nos olhos, disse que a coisa ficou feia de vez e já não tinha o que comer, passava com um pão com manteiga e café, que ganhava nas visitas que marcava pra vender. Enxugou o suor e disse que um dia percebeu que já vivia assim, estava habituado a comer quase nada e tomar cafés nas visitas. 
Então de repente encostou o carro lentamente na direita da rodovia e me olhou com os olhos lacrimejados confessando que chegou ao fundo do poço, que não via mais saída.  Respirou fundo, se acalmou e ligou o carro novamente retornando à pista. 
Ainda muito sério, disse que numa noite voltando para casa, casa do primo que morava de favor por não conseguir pagar uma pensão, viu uma luz azul em cima de um prédio velho e se aproximou. Na porta de entrada tinha um cartaz meio desgastado dizendo:
"Precisa-se de vendedor com fome". 
Pensou por um momento, disse pra si mesmo: "Sou eu" e entrou. 
A iluminação das escadas era ruim e não havia corrimão, mas ainda assim subiu até o fim. No final das escadas num pequeno escritório com apenas uma escrivaninha estava sentado um senhor escrevendo, que parou imediatamente ao vê-lo. Ele se levantou e o cumprimentou. Com certeza era o proprietário.
Conversaram até tarde e fecharam negócio. Ele era um representante de um novo produto alimentício que chegava à cidade e precisava de um vendedor dinâmico com celular, que conhecesse a cidade para divulgar o produto. Depois de se conhecerem, trocarem história e experiências de vida, acertou um salário fixo e Carlos até conseguiu ajuda para comprar o telefone, pois não tinha.
Não teve duvidas, assumiu o novo emprego. Ao descer as escadas entusiasmado pensou, seria o mais aplicado entre todos os vendedores que conhecera ou que trabalhava para aquele senhor. Parou, olhou o cartaz e o releu, "Precisa-se vendedor com Fone", sorriu e o retirou da parede, olhou para o alto e procurou a luz azul. Ela não estava mais lá.
Dai pra frente tudo mudou e conseguiu sua casa, seu carro e tem uma linda família. Enquanto descia do carro na Rodovia, continuando dali minha caminhada ele mostrou a foto de sua família e perguntou: 
- Sabe qual o nome desse carro? Luz Azul.
Sorrindo, se afastou em direção a cidade, enquanto eu olhando para o céu azul sorri balançando a cabeça afirmativamente.

Fiquei por ali e lá fui eu, rumo à minha Dulcinéia.
Feliz luz azul.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...