terça-feira, 26 de junho de 2012

Liderança



Li nesses últimos anos alguns livros sobre liderança, esse é um tema que me chama atenção e me fascina, porém, muitos desses livros não me trouxeram tanta certeza de ser realmente algo que norteasse a ser um líder.
Citá-los não ajudaria em nada nem acrescentaria algo nesse nosso espaço de conversas e opiniões. Mas sempre que possível os recomendo em LivrosBons.
Pois bem, em alguns dos livros que li uma coisa me chamou a atenção. Na sua maioria colocam a liderança como um lugar de conquista e de vitória. Até aí tudo bem.
Mas o que me trouxe a escrever sobre o tema, é que os acho um tanto contraditórios em alguns pontos, principalmente no que diz respeito às referências constantemente citadas. Muitos, senão todos, usam biografias como modelos de liderança e esses ícones referenciais, também em sua maioria, não foram bem sucedidos no mundo dos negócios ou não tiveram ganhos materiais significativos. E diria que muitos nem buscavam isso.
O mais lembrado entre esses ícones é sem dúvida Jesus Cristo. Sempre como o maior líder de todos os tempos. Mas o que Ele buscava nada tem com o que a maioria dos autores sugere para ser um grande líder.
Sua busca era outra. Seus exemplos quando citados na maioria das vezes tem significados totalmente distante do que o Galileu passava. Que era e que foi o maior não há duvidas. É unânime entre os autores.
Mas acho que, muito de Seus atos convertidos a exemplo para ser líder, é equivocado. A simplicidade rica, a delicadeza firme e a clareza de tudo que fazia têm muito mais profundidade do que temos, de capacidade, de entender e ensinar.
A crença e confiança são os maiores exemplos Dele que procuro viver. Entendo que, quem quer seguir um caminho para liderança deve começar por aí. Sem querer, é claro, ser mais um norteador, apenas dando um testemunho.
Meu inspirador de vida é essa passagem: 

"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?"- Mateus 6:28-30

Essas palavras são o meu norteador, minha referência e Ele minha vida.

Se procuras ser um líder sabe aonde achar a melhor orientação, basta apenas que saiba que tipo de líder quer ser.
Sendo assim saberá como seguir e usar esse conhecimento. Não há regras, não há prêmios ou vitórias, há apenas uma entrega, confiança e crença.

Um comentário:

  1. Fé! Isso não existe livro que ensine a ter, é preciso senti-la e acredito que só sejamos líderes
    de valores, se transmitirmos essa mesma fé com ações e perseverança.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Seu comentário e opiniões são muito importante para melhorar o blog.Se não quiser deixar... Fazer o que...